Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: 4 histórias inspiradoras para começar o ano

Milene Rosenthal, cofundadora da Telavita. Foto: divulgação.
Milene Rosenthal, cofundadora da Telavita. Foto: divulgação.

O Brasil tem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras, quase metade do mercado, segundo a Global Entrepreneurship Monitor.

Empresas que apresentam mais diversidade têm níveis mais altos de inovação e colaboração, segundo levantamento da McKinsey.

No entanto, esse dado não é suficiente para atingir a equidade de gênero. No mundo corporativo, ela ainda não é uma realidade.

A boa notícia é que outro estudo, agora realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que a presença feminina no mercado de trabalho chegará a 64,3% até 2030.

Conheça a história de quatro mulheres empreendedoras que são referências em suas áreas:

Fernanda Hermanny, da Afilio

Fernanda Hermanny é CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conta com mais de 100 mil afiliados, e atua em cargos de liderança há mais de dez anos. Por isso, avalia os desafios de sua trajetória como essenciais para a carreira.

Atualmente, o marketing de performance é um dos grandes focos do e-commerce. A importância dele só tende a crescer e se transformar de acordo com as necessidades dos consumidores.

Milene Rosenthal, da Telavita

Milene Rosenthal, cofundadora da Telavita, clínica digital de saúde mental, é psicóloga formada há mais de 20 anos.

Iniciou sua mudança de carreira para ingressar no empreendedorismo e foi peça-chave na aprovação da telemedicina para psicoterapia no Brasil.

Após conhecer Lucas Arthur e Andy Bookas, que atuavam na área de bem-estar, juntos fundaram a Televita, reconhecida, em 2017, como a segunda startup mais inovadora da América Latina no G-Start Up Worldwide.

Ticiana Amorim, da Aarin

Ticiana Amorim é sócia-fundadora e CEO da Aarin, o primeiro hub techfin especializado em PIX e open finance no Brasil, e tem vida de empreendedora desde muito cedo.

Formada em Comunicação Cultural, captou mais de R$ 400 mil para um projeto de dança aos 19 anos, antes de fundar a Aarin.

A empresa nasceu em Salvador (BA), foi comprada pelo grupo Next e fornece serviços com enfoque financeiro embedados na experiência do usuário.

Para ela, a atuação feminina nesse setor é de extrema importância para inspirar mulheres que têm vontade de empreender, independente da área de atuação.

Bruna Havresko, da Modab

Bruna Havresko é CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres brasileiras. Publicitária de formação, trabalhou como fotógrafa de moda desde os 18 anos.

Durante seu tempo frequentando estúdios, percebia com clareza os traumas das mulheres com as roupas que precisavam vestir para os ensaios.

Ela também tinha seus próprios incômodos pessoais na busca por peças, principalmente calças jeans. Hoje, gerencia a própria marca, unindo tecnologia e conforto com produtos para todos os tipos de corpo.

A empresa foi criada em 2013, e desde seu lançamento ao mercado, em 2018, cresceu 18 vezes. O portfólio traz calças jeans que vestem do 30 ao 56, além de quatro opções de tamanhos para as barras, que atendem das baixinhas às mais altas, sem que precisem recorrer às costureiras.

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail