Siga nas redes sociais

Search

Como a baixa qualidade de fotos reduz chances de aprovação de crédito em bancos online

Roberto Carrasco, CTO Stoque. Foto: Phillipe Guimarães.
Roberto Carrasco, CTO Stoque. Foto: Phillipe Guimarães.

Apesar de 90% da população brasileira já ter acesso à internet e o smartphone ser o principal dispositivo usado para acessar à rede, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pouca qualidade das câmeras e armazenamento de fotos dos equipamentos e o baixo letramento digital ainda são desafios enfrentados por clientes bancários na hora de solicitar crédito via celular.

Na experiência da Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos, o principal motivo de pendência e a não aprovação automática de pedidos de empréstimo consignado, observado no primeiro semestre do ano passado, ao menos 21% foi por foto do cliente inválida, com olhos fechados, atenção desviada ou presença de terceiros na imagem.

Em segundo lugar, com 15%, está a foto do documento de identificação inválida ou incompleta, como ausência de frente ou verso, foto feita a partir de uma tela ou de uma cópia e digitalizada.

Os dados dizem respeito aos mais de 1,8 milhão de solicitações de empréstimos consignados realizadas entre janeiro e junho deste ano por meio da plataforma de automação de crédito desenvolvida pela própria empresa, sendo que o principal dispositivo usado pelos clientes é o celular.

Roberto Carrasco, CTO da empresa, destaca que apesar da corrida dos bancos para a digitalização e automação de processos, buscando aumentar a eficiência e melhorar a experiência do usuário, o acesso limitado da população a smartphones com espaço de armazenamento para o aplicativo do banco e qualidade da câmera ainda é uma realidade de boa parte dos clientes bancários, assim como a falta de letramento digital.

De acordo com o IBGE, dos 28,2 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade que permaneciam sem conexão à internet em 2021, ao menos 42,2% disseram não saber usar a rede e 20% apontaram motivos financeiros para a falta de acesso.

Mas, se por um lado, os bancos e instituições financeiras ainda enfrentam desafios com a captura e qualidade dos equipamentos dos clientes, por outro, a tecnologia por trás dos aplicativos está cada vez mais avançada, gerando mais eficiência e melhorando a experiência do cliente mesmo com algumas barreiras impostas.

A SDK, que faz a captura de imagens de alta qualidade pelos dispositivos móveis, é uma delas. Ele explica que a tecnologia consegue guiar a pessoa no momento da retirada da foto, orientando sobre a forma correta e sinalizando se há algo errado, se a foto ficou com boa qualidade, por exemplo.

O OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) é outra ferramenta capaz de fazer a captura e extração de dados de forma automatizada e, assim como o SDK, atua de forma integrada com outras tecnologias.

Com isso, as operações onde o usuário consegue imputar os dados de maneira correta ocorrem de forma digital.

Atualmente, segundo dados da plataforma, 60% dos pedidos de crédito consignado já são analisados totalmente por robôs, sem passar por intervenção humana.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail