Siga nas redes sociais

Search

O que os melhores líderes de produto das scale-ups de sucesso apostam

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por João Zanocelo, head de produto e co-fundador da BossaBox.

Contratar talentos da área de tecnologia tem sido cada vez mais difícil nas empresas e startups, e esse desafio tem sido motivado pela escassez de mão de obra e a guerra por talentos. 

Hoje, o país precisa de 70 mil profissionais dessa área, mas só 46 mil pessoas são formadas com perfil tecnológico por ano, segundo dados de novembro de 2021, da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais. 

Com o modelo de trabalho outsourcing, não é mais necessário se preocupar com recrutamento ou seleção, já que há mais agilidade nas entregas, e passam a economizar de 40 a 70% de investimento.

Para os profissionais, as vantagens vão desde o trabalho 100% remoto, remuneração acima da média e garantida, intermediação com o cliente e a possibilidade de fazer uma renda extra trabalhando com os melhores profissionais do mercado.

A proposta da BossaBox junta o melhor da CLT (previsibilidade de renda e garantia de pagamento) com o do freelancer (flexibilidade, autonomia e liberdade), por isso chamamos esses profissionais de prolancers.

Além disso, nós oferecemos uma série de benefícios, como acesso a coworkings, com uma diária gratuita e descontos em qualquer plano do Beer or Coffee, serviços de contabilidade com assistência na abertura de CNPJ e desconto no plano de contabilidade, além da tranquilidade de não precisar negociar salário, prazos e projetos, no qual fazemos internamente.

Mas ainda há dúvidas sobre de que forma esse time de freelancers profissionais pode atuar? Por isso, separamos quais são os 3 tipos de produtos que pode-se alocar um profissional de alta performance sob demanda nas empresas.

1 – Discovery de Produtos

Discovery de Produtos define-se como investigar informações, oportunidades e soluções importantes para o público alvo de determinada empresa, ao mesmo tempo que são viáveis. Significa que é entender profundamente o problema antes de pensar na solução. O principal objetivo é aprender rápido, validando ou invalidando hipóteses, por isso, o processo pode levar em média 50 dias com um time de até 3 profissionais, sendo eles Product Manager, Product Designer e Tech Lead.

2 – Novos Produtos 

Para desenvolver novos produtos, empresas como a BossaBox alocam um time, de em média, 5 a 7 pessoas. São 15 dias de imersão e no mínimo 90 dias para desenvolvê-lo. Com base na necessidade de cada cliente, os squads são compostos por profissionais como Product Manager, Product Designer, Tech Lead , Devs e DevOps para traçar um roadmap e organizar as metas desse desenvolvimento. Valorizamos cada etapa do processo, por isso a imersão é feita com muita cautela e cuidado, assim garantimos o sucesso no desenvolvimento do produto, e mais do que isso, é importante valorizar a equipe, as pessoas e a experiência da empresa como um todo, para garantir que boas decisões técnicas serão tomadas baseadas em dados captados neste momento.

3 – Evolução de produtos

Para produtos digitais operacionais que precisam de novos recursos, melhorias ou integrações, esta é a melhor opção. Podem ser feitas adequação às diferentes plataformas, integração com redes sociais, apps, marketplaces, gateways e outros serviços. Com 15 dias de imersão, o time de prolancers vai variar o tempo de trabalho de acordo com a complexidade da demanda. No geral, os squads deste tipo de serviço são compostos por devs (pessoas desenvolvedoras back e front end), DevOps, Tester/Quality Assurance, Tech Lead, Product Manager e Product Designer. 

Novamente é importante afirmar: não é só sobre produtos, mas também sobre pessoas e para elas. Por isso nós entendemos que os profissionais precisam estar engajados e terem flexibilidade, além de baixo turnover e alta performance,garantindo uma boa experiência tanto para o squad quanto para a empresa.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail