A transformação digital por conta da pandemia alcançou os mais diversos setores, como é o caso do mercado imobiliário.
De acordo com dados da Criteo, empresa especializada em pesquisas e dados, em junho de 2021, o crescimento do consumo online no segmento foi 402% maior que no mesmo período de 2020.
Por isso, empresas e plataformas têm se adaptado cada vez mais ao formato digital, como é o exemplo da Resale, outlet imobiliário especializado na venda de imóveis com preços abaixo do mercado.
A proptech realiza campanhas que duram o ano todo oferecendo descontos atrativos e condições exclusivas de compra.
Porém, ao mesmo passo em que a praticidade chama a atenção dos consumidores que buscam adquirir novas propriedades, é necessário que os mesmos estejam atentos a possíveis fraudes e golpes.
Dados do levantamento realizado pela Unico sobre fraudes no e-commerce mostraram que até setembro do ano passado, a empresa identificou mais de 3,3 milhões de tentativas de negociações fraudulentas no meio digital.
No intuito de auxiliar as pessoas que pretendem comprar imóveis online, o CEO e fundador da Resale, Marcelo Prata, elenca 4 dicas de como fazer compras de forma segura no meio digital.
- Pesquisa sobre empresa da oferta
É importante que o consumidor consulte a empresa por trás da venda. Especialmente no caso de imóveis que possuem alto valor, vale checar diretamente com os vendedores, por exemplo, os Bancos, se a empresa ou site onde o imóvel está publicado é autorizado para realizar a venda.
- Checar a documentação do imóvel
Outra dica é avaliar a certidão de matrícula do imóvel para saber se o imóvel pode ser comercializado. Nesse ponto é sempre importante ter a assessoria de um advogado ou corretor de imóveis especializado.
- Não realizar pagamentos adiantados
Uma característica comum nas fraudes é o pedido de pagamentos antecipados. Nunca os realize sem ter certeza de que a empresa é séria e que o processo de compra exige isso.
- Bônus: Verifique os domínios dos sites
Um domínio se refere ao endereço do site. Para evitar golpes, é importante optar por URLs registradas no Brasil. Além disso, através da plataforma Registro.br é possível verificar o dono do site e confirmar se o mesmo tem ligação com a empresa e se ela realmente existe.