Siga nas redes sociais

Search

Como essa construtech já minerou mais de 50 milhões de dados

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Com propósito de utilizar o Big Data Analytics, associado à inteligência artificial, para oferecer informações para o mercado da construção civil, a Hoff Analytics possui mais de 50 milhões de dados minerados dentro da plataforma.

A construtech ocupa a terceira posição no ranking mais importante de inovação aberta e é uma das 100 startups que mais inovaram no último ano no Brasil.

Na prática, mapeia registros de obras de todo o Brasil e entrega estratégias de acordo com a necessidade do negócio: direcionamento de equipes comerciais para regiões com maior volume de obras, maior assertividade no processo de prospecção, aplicação de esforços nos profissionais que atuam em obras com potencial para consumo do produto.

Com ajuda da inteligência de dados, é possível avaliar viabilidade de abertura de novas lojas ou franquias e encontrar obras de forma simples, encurtando a jornada e criando oportunidades de negócio mais objetivas.

No Economia SP Drops, Janaíne Nascimento, CEO da empresa, conta um pouco sobre a startup e os próximos passos. Confira abaixo:

Como surgiu a ideia do negócio? Qual a experiência da fundadora nesse segmento?

Janaíne: A idealização da Hoff Analytics partiu do meu esposo Wesley Bichoff, que associou sua paixão por dados a uma necessidade de empreender em meio às crises trazidas pela pandemia. Já meu envolvimento com a construção civil e o mercado imobiliário, nasceu ainda em minha infância. Eu basicamente aprendi a ler com as revistas do Secovi, pois, a minha mãe era a faxineira de uma administradora de condomínio em Sorocaba, no interior de SP, e como na época ela não tinha hábito nem condição de comprar livros, ela trazia as revistas para mim e eu lia todas.  Então, acho que desde sempre eu estive de certa forma envolvida com o mercado da construção, lendo o Secovi desde os 7 anos. Aos 14 anos, fui trabalhar em uma administradora de condomínios e como comecei muito cedo, com 19 anos eu já era a coordenadora da empresa, responsável pelo contato com as construtoras, implantações e entregas de condomínios. Aos 29, já como diretora desta mesma administradora, vendo todo o potencial da Hoff Analytics, e as necessidade de somar com o Wesley,  meu marido e fundador da Hoff, entregando toda a minha bagagem de gestão e relacionamento, entrei na Hoff Analytics no final de 2021. Hoje, me sinto orgulhosa por ver que contribui muito com esse crescimento, refletido em novos clientes e parceiros. Desde minha entrada, nós triplicamos o faturamento em menos de um ano, e ainda conquistamos o TOP 3 Brasil das construtechs que mais fecharam contratos com grandes corporações e TOP 10 em empreendedorismo feminino. Também fomos destaques em programas importantes para o setor, como o MoviMente Secovi 2022, o Startup do Futuro e recebemos o Selo de Inovação da Associação Comercial de São Paulo. E vejo que este é só o início de uma jornada de sucesso da Hoff Analytics.

Quais os diferenciais do negócio?

Janaíne: A indústria da construção civil é um dos setores mais tradicionais e ainda muito carente em inteligência de dados, principalmente frente a um mercado tão competitivo. Assim, nasce a inteligência de dados da Hoff Analytics direcionada para este mercado e que, através da big data analytics, oferece dados reais para contribuir com equipes comerciais e estimar a demanda de produtos. O uso dos dados reflete, por exemplo, no planejamento da produção, vendas e até mesmo na gestão de estoque. Dados da construção de todo o Brasil que facilitam o processo de estimativa de mercado, além de informações sobre novas obras, podem ser consultados ainda na fase de projeto, antes mesmo de qualquer movimentação no canteiro. Quando o assunto são dados qualificados da construção civil, a Hoff Analytics é a maior plataforma. Em nosso banco de dados já são mais de 50 milhões de informações que são transformadas em estratégias para o mercado. 

Como a plataforma funciona?

Janaíne: Uma obra demanda diversos registros, mineramos essas informações isoladas nas mais diversas fontes de dados e com nossos algoritmos, tratamos e higienizamos esses dados, para entregarmos aos clientes, informações estruturadas, que permitem a fácil visualização de informações sobre obras ainda na fase de Projeto. Ou seja, mesmo antes de qualquer movimentação no terreno, a obra já é apresentada em nossa plataforma para que os nossos clientes contem com inúmeras possibilidades para analisar o potencial de mercado. Nossa ferramenta permite a segmentação e visualização de obras por região, construtora, segmento, padrão, metragem, entre outras possibilidades. Tudo isso permite a análises de mercado não apenas de um território inteiro, mas também a partir de pontos específicos, raio de atuação, CEP’s, bairros e regiões. Nossa solução entrega informações estratégicas sobre as obras em andamento por todo o Brasil, tais como, status de andamento, segmento, contratante (incorporadora/ construtora/ etc), programação de início, término, serviços (projeto elétrico/ hidráulico/ arquitetônico/ estrutural/ etc), área construída, endereço, bairro, cidade e estado. Já mapeamos mais de 50 milhões de registros de obras utilizando a Big Data e a IA, o que permite aos nossos clientes, ganhar maior precisão e produtividade, possibilitando a segmentação e o enriquecimento da carteira de negócios, para que a empresa possa definir as melhores áreas para expandir sua atuação. Vale destacar que além do processo de prospecção de obras e novos negócios, nossa solução pode auxiliar no processo de direcionamento de equipes comerciais para região com maior volume de obras, criar uma base para calcular a previsão de consumo, direcionamento de esforços para construtoras que atuam em obras com potencial de consumo do produto, bem como avaliar a viabilidade de abertura de novas lojas/franquias se baseando no mapa de calor de novas obras.

Quais são os planos para 2023?

Janaíne: Fortalecer o conceito que a Hoff Analytics é referência em inteligência de dados para a construção civil, estando presente em diversas fases da cadeia da construção. Também queremos nos consolidar no mercado e mostrar que a nossa tecnologia, além de ser imprescindível para as estratégias das indústrias da construção civil, também auxilia no melhor planejamento das cidades, visto que com nossa inteligência de dados, as construtoras poderão contar com uma ferramenta diferenciada para melhor distribuição dos novos lançamentos.

Confira outras entrevistas do Economia SP Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail