Siga nas redes sociais

Foto: milanmarkovic78/AdobeStock

Como o anywhere office se tornou diferencial para reter profissionais mais qualificados

As mudanças no mercado de trabalho impostas pela pandemia não devem retroceder no que diz respeito ao trabalho remoto.

Depois dos trabalhadores experimentarem facilidades como a possibilidade de evitar longas horas de trânsito, ter mais convívio com a família, liberdade para viagens e gerenciamento do seu tempo, a tendência é que as empresas que quiserem garantir os melhores profissionais tenham que incorporar de vez essa modalidade.

No setor de tecnologia, isso se acentua: uma pesquisa da Revelo chamou atenção ao indicar que quase 80% dos profissionais da área considerariam trocar de emprego caso a empresa em que trabalham exigisse a volta ao presencial

De acordo com Maria Gabriela Souza, responsável pelo setor de pessoas da Triven, empresa especializada e pioneira em CFO as a Service e serviços financeiros para startups, essa tendência tem sido observada em todos os setores, e mais ainda quando se fala em tecnologia.

Para ela, a intenção das empresas deve ser aprimorar o modelo, adotando  mais metodologias, como ritos, exemplo de encontros semanais da empresa, daily entre os times, ritual de cultura, e ferramentas, como as de organização de atividades, de organização de informação e de organização de comunicação.

Além disso, é preciso pensar em auxílios para o time, como onboarding com muitas informações e treinamentos, treinamentos recorrentes, encontros para troca de experiências e comunicação muito alinhada com a liderança e equipe.

ALÉM DO HOME OFFICE

Se no passado trabalhar em casa já representava um sonho para muitos profissionais, hoje a tecnologia e o aperfeiçoamento de equipamentos já proporcionam ir além disso.

Anywhere office significa trabalhar em qualquer lugar. Então, na prática, é um modelo que permite que as pessoas façam suas tarefas no home office, no coworking, na casa de outra pessoa, em um café.

Não importa onde ele vai estar, desde que o colaborador fique conectado, entregando seus resultados, fazendo as reuniões e mantendo seus compromissos. 

Esse modelo já faz parte da rotina da Triven e Maria Gabriela ensina que a adaptação e as constantes melhorias são necessárias para que ele funcione de forma satisfatória para a empresa, o cliente e o trabalhador. 

Ela salienta que o modelo traz vantagens para as empresas, como redução dos custos com infraestrutura: aluguel, ar condicionado, internet, energia, além do fato de que colaboradores felizes trazem melhores resultados. 

A própria Maria Gabriela é um exemplo de como o modelo traz benefícios. Moradora de Florianópolis, ela tem família no interior de São Paulo e hoje pode ter mais convívio sem a necessidade de férias ou folgas. 

Ela também relata que muitos colaboradores falam da felicidade de poder almoçar com os filhos, levá-los para a escola, participar dos momentos importantes, acompanhando o dia a dia.

CUIDADOS PARA O SUCESSO

O modelo de anywhere office tem claras vantagens, mas também é preciso ter uma visão ampla sobre os desafios e como superá-los.

Alguns deles são possíveis distrações, falta de estrutura para ter um ambiente mais silencioso, falhas na internet e nos equipamentos e o controle de desempenho, que pode ser pouco eficaz. 

Ela também pontua que uma das partes mais difíceis é manter a comunicação assíncrona, para que não haja excesso de reuniões.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

João Branco e Paulo Camargo são os novos sócios-investidores da Food To Save

Mais de 272 mil tentativas de fraude aconteceram em março, revela Serasa Experian

Trybe abre 2 mil vagas para curso de programação gratuito

Receba notícias no seu e-mail