Siga nas redes sociais

Search

Como o anywhere office se tornou diferencial para reter profissionais mais qualificados

Foto: milanmarkovic78/AdobeStock
Foto: milanmarkovic78/AdobeStock

As mudanças no mercado de trabalho impostas pela pandemia não devem retroceder no que diz respeito ao trabalho remoto.

Depois dos trabalhadores experimentarem facilidades como a possibilidade de evitar longas horas de trânsito, ter mais convívio com a família, liberdade para viagens e gerenciamento do seu tempo, a tendência é que as empresas que quiserem garantir os melhores profissionais tenham que incorporar de vez essa modalidade.

No setor de tecnologia, isso se acentua: uma pesquisa da Revelo chamou atenção ao indicar que quase 80% dos profissionais da área considerariam trocar de emprego caso a empresa em que trabalham exigisse a volta ao presencial

De acordo com Maria Gabriela Souza, responsável pelo setor de pessoas da Triven, empresa especializada e pioneira em CFO as a Service e serviços financeiros para startups, essa tendência tem sido observada em todos os setores, e mais ainda quando se fala em tecnologia.

Para ela, a intenção das empresas deve ser aprimorar o modelo, adotando  mais metodologias, como ritos, exemplo de encontros semanais da empresa, daily entre os times, ritual de cultura, e ferramentas, como as de organização de atividades, de organização de informação e de organização de comunicação.

Além disso, é preciso pensar em auxílios para o time, como onboarding com muitas informações e treinamentos, treinamentos recorrentes, encontros para troca de experiências e comunicação muito alinhada com a liderança e equipe.

ALÉM DO HOME OFFICE

Se no passado trabalhar em casa já representava um sonho para muitos profissionais, hoje a tecnologia e o aperfeiçoamento de equipamentos já proporcionam ir além disso.

Anywhere office significa trabalhar em qualquer lugar. Então, na prática, é um modelo que permite que as pessoas façam suas tarefas no home office, no coworking, na casa de outra pessoa, em um café.

Não importa onde ele vai estar, desde que o colaborador fique conectado, entregando seus resultados, fazendo as reuniões e mantendo seus compromissos. 

Esse modelo já faz parte da rotina da Triven e Maria Gabriela ensina que a adaptação e as constantes melhorias são necessárias para que ele funcione de forma satisfatória para a empresa, o cliente e o trabalhador. 

Ela salienta que o modelo traz vantagens para as empresas, como redução dos custos com infraestrutura: aluguel, ar condicionado, internet, energia, além do fato de que colaboradores felizes trazem melhores resultados. 

A própria Maria Gabriela é um exemplo de como o modelo traz benefícios. Moradora de Florianópolis, ela tem família no interior de São Paulo e hoje pode ter mais convívio sem a necessidade de férias ou folgas. 

Ela também relata que muitos colaboradores falam da felicidade de poder almoçar com os filhos, levá-los para a escola, participar dos momentos importantes, acompanhando o dia a dia.

CUIDADOS PARA O SUCESSO

O modelo de anywhere office tem claras vantagens, mas também é preciso ter uma visão ampla sobre os desafios e como superá-los.

Alguns deles são possíveis distrações, falta de estrutura para ter um ambiente mais silencioso, falhas na internet e nos equipamentos e o controle de desempenho, que pode ser pouco eficaz. 

Ela também pontua que uma das partes mais difíceis é manter a comunicação assíncrona, para que não haja excesso de reuniões.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail