Siga nas redes sociais

Search

Como lidar com perguntas difíceis na entrevista de emprego

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Na fase do processo seletivo de entrevista podem surgir perguntas inusitadas ou questões que o candidato não se sente à vontade para responder.

Para ajudar a lidar com situações difíceis de um jeito apropriado, a especialista aponta algumas dicas pertinentes. Confira abaixo:

Pergunta sobre o salário

Pode haver o questionamento sobre a pretensão salarial a fim de entender se o que será oferecido está dentro da expectativa do candidato. Neste momento o profissional deve ser assertivo e elaborar a resposta com base em três pilares: saber qual a média salarial para o cargo, traçar uma média salarial entendendo o valor mínimo que ele precisa receber e levar em conta sua experiencia profissional.

Política e religião

A velha máxima de que política e religião não se discutem valem para entrevistas de emprego. Esse assunto não deve ser abordado pelo recrutador, mas caso seja, é importante relembrar que o candidato não precisa se posicionar a respeito. Seu papel ali é falar sobre sua formação e experiência e como pode contribuir para a empresa contratante com suas habilidades profissionais.

Como falar sobre o último emprego

Em algum momento será preciso conversar sobre os empregos anteriores, principalmente sobre a última empresa. Mentir sobre o motivo da saída não é uma opção. O recrutador pode entrar em contato e confirmar os dados. O profissional também deve evitar falar mal de antigas lideranças, colegas e da rotina de trabalho.

Pergunta sobre pontos fracos

Ninguém gosta de falar sobre seus defeitos, mas é natural que uma questão assim seja feita, afinal trata-se do momento de conhecer melhor o candidato. Respostas como “sou perfeccionista” já viraram clichê e devem ser evitadas. Para se destacar, é preciso fazer uma autoavaliação e falar sobre algo que realmente pode ser melhorado. Vale até mesmo uma característica demonstrada por um gestor de outra empresa em uma avaliação anual, por exemplo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail