Siga nas redes sociais

Search

4 motivos para investir em cloud computing

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Com o avanço da transformação digital, investir em cloud computing virou fator obrigatório e crucial para as empresas do mundo todo.

Popularmente conhecida como computação em nuvem, ela teve grande importância nos últimos anos, especialmente entre 2020 e 2022, quando o armazenamento físico e o trabalho presencial ficaram prejudicados com a pandemia.

Empresas precisaram guardar seus recursos e operações na nuvem para possibilitar o acesso online remoto dos colaboradores.

A tendência veio para ficar e estudos comprovam: a Forrester Research descobriu que as empresas que usam a nuvem experimentam uma melhoria de 15% na produtividade de seus funcionários.

Já a Microsoft mostrou que as empresas que adotam a nuvem experimentam um aumento médio de 6,1% na receita e 8,6% no lucro líquido em dois anos.

Os dados mostram que as empresas que investem em cloud computing podem obter benefícios significativos em termos de redução de custos, aumento da receita e lucratividade, aumento da produtividade e colaboração entre equipes, além de agilidade em seus negócios.

Para este ano, as expectativas são ainda maiores, já que se prevê o aumento da adoção de soluções multicloud, que é a possibilidade de utilizar múltiplas nuvens públicas e privadas em vez de uma única nuvem específica, a adoção de soluções em IA e maior uso de serviços gerenciados, como banco de dados e armazenamento.

Pensando nisso, a executiva elencou os quatro principais benefícios de se investir em cloud computing:

ESCALABILIDADE

Uma das principais vantagens da nuvem é a escalabilidade, permitindo que as organizações ajustem rapidamente seus recursos conforme suas necessidades mudam. Isso é especialmente importante para empresas que experimentam picos de tráfego ou estão passando por mudanças rápidas, pois a nuvem permite que elas aumentem ou diminuam sua capacidade de processamento, armazenamento e outros recursos sem precisar investir em hardware e infraestrutura adicionais.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Outro motivo para investir em nuvem é a economia de custos. Ao usar o armazenamento online, as empresas não precisam investir em hardware e infraestrutura caros, nem manter equipes dedicadas a gerenciar esses recursos. Em vez disso, elas pagam somente pelo que usam, resultando em significativas economias de custos a longo prazo.

ACESSIBILIDADE

A nuvem também oferece acessibilidade, permitindo que as equipes acessem aplicativos e dados de qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a internet. Isso é especialmente importante para equipes que trabalham remotamente ou que precisam colaborar com colegas em diferentes locais. Além disso, também permite aos funcionários trabalhar de forma mais flexível, aumentando a produtividade. Também prevê-se que o 5G e as redes de internet de próxima geração vão fazer a cloud computing ainda mais relevante e vão estreitar ainda mais a lacuna entre o mundo físico e digital. Ao permitir cada vez mais dispositivos conectados e comunicação em tempo real, abrem-se novas possibilidades e necessidades de computação em nuvem.

AUXÍLIO NA JORNADA DE INOVAÇÃO

Através de plataformas de nuvem, os desenvolvedores podem criar e implantar novos aplicativos e serviços normalmente, com rapidez. Hoje, os provedores oferecem alta capacidade de armazenamento, poder de computação, banco de dados e análise, além da flexibilidade, escalabilidade e confiabilidade da rede. Com essas tecnologias, os clientes são capazes de criar e manter aplicativos robustos, acelerando a inovação em suas empresas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail