Siga nas redes sociais

Search

Como construir uma estratégia de marketplace multicanal para escalar negócios?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por André Luiz Silva, COO da a55.

Com o advento da pandemia, os e-commerces e marketplaces tiveram um grande crescimento. Segundo levantamento da Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2021 foram movimentados mais de R$53 bilhões de reais nestas plataformas e o número de empresas que vendem no marketplace aumentaram 46% no mesmo ano. Esse tipo de solução provou ser uma eficiente estratégia de venda multicanal e de extrema importância para reduzir os riscos de depender de apenas uma plataforma. Graças ao surgimento de varejistas globais tradicionais, que lançam seus próprios marketplaces no mercado, há mais opções e oportunidades para os vendedores aproveitarem.

Os benefícios dos marketplaces incluem maior oportunidade de receita, acesso a uma base de clientes mais ampla e diversificação de sua estratégia de comércio eletrônico. Com isso, os vendedores são capazes de expandir seus negócios com investimento e risco mínimos de recursos. Mas como construir uma boa estratégia de marketplace multicanal?

A construção de uma estratégia de sucesso precisa começar a partir de um ponto muito crucial, escolher o canal mais adequado para expandir o negócio. Inicialmente você deve ter claro quem é seu público-alvo, pois é importante encontrar um marketplace que se encaixe no tipo de comprador que se deseja converter. Afinal, eles devem estar procurando pelo seu nicho nessa plataforma específica.

Além de disponibilizar seus produtos para os clientes certos, é necessário garantir que eles se destaquem dos demais. Para isso, algumas dicas como design especial, preços competitivos e promoções podem ser um bom plano para diferenciar sua marca de seus concorrentes e assim, elaborar sua estratégia multicanal.

A partir daí, é necessária muita organização. Um dos desafios de se inserir no marketplace é realizar a gestão dos canais. Para qualquer plataforma em que você venda, é preciso criar listas, gerenciar pedidos e cuidar de seus clientes. Isso pode ser simples no começo, mas com cada canal que você adiciona à sua rede essas tarefas se multiplicam e podem virar uma bola de neve e também gerar mais custos de operação.

Por fim, ao expandir para outros canais, o fluxo de entrada e saída de produtos aumenta e a gestão adequada de todas as vendas e devoluções que podem acontecer nestes canais, não é uma tarefa fácil. Problemas de estoque como excesso de vendas, estimativas de armazenamento erradas ou verificações de qualidade inadequadas podem acontecer. Por isso é imprescindível um bom preparo e organização antes de decidir se integrar a um marketplace, para que essa nova estratégia não falhe.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail