Nos últimos anos, a busca por alternativas sustentáveis tornou-se prioridade para o desenvolvimento econômico de diversas empresas ao redor do mundo.
Afinal, o aumento da conscientização e as mudanças comportamentais da sociedade passaram a se refletir diretamente no ambiente corporativo, exigindo mudanças nas instituições.
Nesse sentido, não é surpresa para ninguém que as atividades sustentáveis têm atraído a atenção dos investidores.
Segundo uma pesquisa realizada pela Bloomberg, a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025.
Além disso, conforme um mapeamento realizado por empresas participantes da NRF 2023, o maior evento global de varejo, 45% dos profissionais apontam que investir em iniciativas sustentáveis é uma prioridade estratégica para as empresas nos próximos cinco anos.
Em outras palavras, a adequação ao ESG passou a ser um pré-requisito dentro do disputado mundo corporativo.
Confira abaixo as principais tendências para os investimentos em ESG, listadas por Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil a partir da madeira engenheirada.
Controle e gestão de resíduos
Quando não descartados adequadamente, os resíduos se tornam responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa e pelas mudanças climáticas. Neste sentido, é importante que as empresas adotem um controle de gestão de resíduos, garantindo que eles sejam descartados de forma correta.
Agenda de inclusão
Nos últimos anos, empresas têm adotado medidas para aumentar a igualdade de gênero dentro do seu quadro de colaboradores e já foram encontradas evidências que mostram que uma equipe mais diversa leva a melhores resultados. Agora, a tendência é que o Brasil consiga evoluir com este quesito de forma acelerada.
Mercado de Carbono
Muitos acreditam que o mercado de carbono tem um papel importante no combate às mudanças climáticas, o que deve acabar chamando a atenção do mundo corporativo e, consequentemente, de investidores. O tema deve ganhar ainda mais destaque, já que muitas empresas estão incorporando o ESG às suas atividades buscando por soluções capazes de minimizar os danos ambientais.