
A Dattos, startup que detém uma solução de data analytics líder em automação de conciliação e fechamento contábil do Brasil, acaba de anunciar uma nova rodada de investimento no valor de R$ 20 milhões.
O aporte série A foi liderado pela gestora de venture capital Igah Ventures e foi acompanhado pela ABSeed. Além disso, os fundos Investtech e GR8 Ventures, realizaram o follow-on na nova captação.
De acordo com Guilherme Pessoa, CEO e fundador da Dattos, a startup decidiu captar o aporte para acelerar o lançamento de novos produtos e soluções que visem atender uma maior variedade de análises financeiras, permitindo que os analistas financeiros foquem em atividades mais estratégicas em suas empresas:
“Hoje muitas empresas fazem a conciliação e outras análises financeiras em diversas plataformas, o que aumenta o risco de inconsistências e fraudes. Já o Dattos é capaz de centralizar todo o processo, uma vez que o sistema disponibiliza soluções de preparação e análise de dados para atender todo o fluxo de cobrança, pagamento, fechamento e planejamento financeiro dos parceiros. Com isso, conseguimos empoderar os profissionais de backoffice/finanças para criarem suas próprias automações e análises, assim como fazem nas planilhas”, destaca.
Dentro desse contexto, a empresa pretende lançar no segundo trimestre uma nova funcionalidade, 100% no code, para ampliar o uso do analista financeiro na plataforma, permitindo a consulta das mais diversas fontes de informação utilizadas no dia a dia de uma forma simplificada e capaz de facilitar o processo de análise.
Entre as novidades que serão contempladas pela nova ferramenta estão a automação de relatórios, integração de sistemas, demonstrações financeiras (DRE, Balanço Patrimonial), consolidação de informações de planilhas e fluxo de caixa projetado.
“Encerramos o ano passado de uma maneira bastante promissora. Dobramos o número de clientes em relação ao ano anterior e saltamos o time de 25 para 60 colaboradores. Para 2023, a expectativa é duplicar novamente o número de funcionários, com foco principalmente nas áreas comercial e de tecnologia”, explica o empreendedor.
Camila Sangali, sócia da Igah Ventures, explica que o aporte na Dattos está alinhado com a tese da gestora de investir nos melhores empreendedores e em empresas com modelos de negócio saudáveis e escaláveis:
“Inserida em um grande mercado, a Dattos tem um produto com proposta de valor evidenciada pela alta taxa de retenção de grandes clientes, além da rentabilidade do negócio”, destaca Sangali. “Ao mesmo tempo, Guilherme é um empreendedor experiente, já tendo fundado outras startups de sucesso. Vamos trabalhar juntos para fazer a Dattos voar ainda mais alto”.
COMO FUNCIONA
Lançada em 2019, a startup surgiu no mercado com o propósito de auxiliar as empresas em seus processos de planejamento e gestão financeira por meio da automação de fluxos, processos e rotinas manuais, dando a possibilidade dos times financeiros, fiscais e contábeis priorizarem seus esforços e tempo em ações que geram valor para as corporações, como as consolidações e análises financeiras.
Ao trazer automação e integração nas análises contábeis, financeiras e fiscais, a startup traz inteligência estratégica e fortalece a governança corporativa dos seus parceiros. Com isso, a solução é capaz de evitar perdas financeiras ocasionadas por fraudes ou multas ao fornecer total segurança e confiabilidade na consolidação dos dados.
O CEO ressalta ainda que a digitalização e automação de processos está solucionando uma das grandes dores do setor contábil: a burocracia:
“A tecnologia não surge para eliminar postos de trabalho, mas para integrar pessoas e dados”, pontua. “Por isso, a tecnologia é uma via de excelência para promover agilidade, confiabilidade e inteligência nas tomadas de decisões”.