Siga nas redes sociais

Search

15 startups fundadas por mulheres e empresas com lideranças femininas

Foto: Alina.Alina/AdobeStock
Foto: Alina.Alina/AdobeStock

Apesar de ser um mercado historicamente dominado por homens, a participação das mulheres tem crescido significativamente no setor de tecnologia.

De acordo com o levantamento feito pela consultoria KPMG em parceria com Harvey Nash, atualmente, elas ocupam 16% dos cargos de alta tecnologia na América Latina, 5% a mais do que a média mundial.

No Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação apontou que 33% dos cargos de diretoria e gerência são ocupados por mulheres em empresas de médio e grande porte.

Já o estudo Mulheres e o Ecossistema Empreendedor, da Liga Ventures, maior rede de inovação da América Latina, em parceria com a PWN São Paulo, mostra que 57,7% das empreendedoras estão abrindo seu próprio negócio pela primeira vez, e 33,8% começaram a empreender de 2020 para cá.

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, dia 8 de março, listamos startups fundadas por mulheres e empresas com lideranças femininas em cargos estratégicos. Confira abaixo:

VExpenses

No VExpenses, startup especializada na gestão de despesas corporativas, 36% da equipe é composta por mulheres, enquanto 26% dos cargos de liderança são ocupados pelo público feminino.

Idez 

Idez, tem em sua equipe de direção a Maria Cristina Kopacek, CEO e fundadora da empresa.

Inovenow

Inovenow conta com a liderança da CEO Vanessa Pessoa.  

Ibrawork

A frente do Ibrawork, Tania Gomes visa fomentar o ecossistema, apoiando a inovação e o descobrimento de startups que transformarão São Paulo em uma cidade mais inteligente.

Empreendedora e especialista em inovação aberta, ela é a principal responsável por gerenciar o processo de inovação nas organizações.

SociiLaw

SociiLaw conta com a direção de Fernanda Machado, cofundadora e advogada com especialização em direito empresarial.

Noah

A Noah planejou o equilíbrio do time, a participação feminina dentro do seu quadro de colaboradores e, atualmente, possui 50% das posições ocupadas por mulheres.

Celebrar

Celebrar, eventech que conecta grandes empresas e multinacionais a pequenos e microempreendedores individuais, fundada por Camila Florentino e Patricia Celia Portes de Almeida, acredita que a diversidade tem sido a chave do sucesso.

Printi

Atualmente na Printi, gráfica online focada em materiais personalizados e pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, 42% são mulheres em cargos de liderança, sendo diretoria (33,33%), gerência executiva (63,64%), coordenação (27,27%) e supervisão (44,74%).

Run More

Run More, indústria referência no ramo de vestuário feminino, que produz peças do segmento esportivo e beachwear com foco na sustentabilidade, conta com cerca de 140 colaboradores diretos, sendo 75% deste time composto por mulheres, entre elas Lia Dullius, diretora geral da empresa, e Ana Dullius, diretora de comunicação e marketing.

Liga Ventures

Liga Ventures conta com a participação de mulheres em diversos cargos de liderança. Um exemplo disso é a Luciana Leão, vice-presidente de operações da companhia, que tem contribuído de maneira significativa para ajudar a posicionar a Liga como uma das maiores impulsionadoras do ecossistema de inovação.

Sambatech

Na Sambatech, há um compromisso em trazer mais mulheres para o mercado de tecnologia e em posições de liderança. A companhia realiza diversas iniciativas nesse sentido e aumentou a contratação de colaboradoras nos últimos anos, como é o caso da Júlia Nasser, head de marketing da empresa.

Corning

Corning tem a equipe de liderança LATAM composta 50% pelo público feminino, que atua em diferentes áreas como suprimentos, customer success, compliance, entre outras. A multinacional possui, inclusive, duas mulheres à frente dos setores financeiro e de recursos humanos da América Latina.

PiaR Group

PiaR Group conta com 72% de mulheres, incluindo cargos de liderança, onde representam 67% da equipe. À frente de toda operação, está a Renniê Paro, COO da PiaR, que é diretamente responsável por toda dinâmica da empresa e atua estrategicamente nos posicionamentos dos 40 clientes da agência.

Doctoralia

A Doctoralia, tem o quadro de funcionários formado atualmente por 59% de mulheres, sendo que, dentro da equipe de líderes, mais da metade (51%) também são do sexo feminino.

iUPay 

Acelerada pelo InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, a startup iUPay, fintech que tem como objetivo apresentar soluções para facilitar e melhorar a experiência na gestão das contas mensais e no controle financeiro dos usuários finais, foi fundada em 2020 pela Ariane Tamara Pelicioli da Rosa, que incentiva o empreendedorismo e a liderança feminina.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail