15 startups fundadas por mulheres e empresas com lideranças femininas

Apesar de ser um mercado historicamente dominado por homens, a participação das mulheres tem crescido significativamente no setor de tecnologia.

De acordo com o levantamento feito pela consultoria KPMG em parceria com Harvey Nash, atualmente, elas ocupam 16% dos cargos de alta tecnologia na América Latina, 5% a mais do que a média mundial.

No Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação apontou que 33% dos cargos de diretoria e gerência são ocupados por mulheres em empresas de médio e grande porte.

Já o estudo Mulheres e o Ecossistema Empreendedor, da Liga Ventures, maior rede de inovação da América Latina, em parceria com a PWN São Paulo, mostra que 57,7% das empreendedoras estão abrindo seu próprio negócio pela primeira vez, e 33,8% começaram a empreender de 2020 para cá.

Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, dia 8 de março, listamos startups fundadas por mulheres e empresas com lideranças femininas em cargos estratégicos. Confira abaixo:

VExpenses

No VExpenses, startup especializada na gestão de despesas corporativas, 36% da equipe é composta por mulheres, enquanto 26% dos cargos de liderança são ocupados pelo público feminino.

“Infelizmente, a realidade do mercado ainda não é justa para as mulheres, principalmente com relação a ocupação de cargos de destaque. Aqui prezamos pela diversidade da equipe e estamos constantemente atuando para tornar nosso ambiente interno mais igualitário. Ainda não alcançamos os patamares desejados, mas já conseguimos progredir, principalmente, com a iniciativa do nosso coletivo de mulheres Coletivo Clicquot. Trabalhamos para tornar a rotina de trabalho de nossos clientes menos estressante e mais eficiente, ajudando-os a ter uma gestão de despesas mais inteligente, e para termos sucesso nesse objetivo, a pluralidade do time, com mais mulheres na liderança, é muito importante”, afirma Thiago Campaz, CEO da empresa.

Idez 

Idez, tem em sua equipe de direção a Maria Cristina Kopacek, CEO e fundadora da empresa.

“Infelizmente ainda não é comum nos depararmos com fintechs comandadas por mulheres, atualmente os homens dominam essa área. Entendo que é importante trazermos essa discussão sobre a presença feminina em cargos de liderança, independente do setor”, conta.

Inovenow

Inovenow conta com a liderança da CEO Vanessa Pessoa.  

“Além da Inovenow ter uma atuação de impacto trabalhando a educação empreendedora fora do eixo Sul-Sudeste, a empresa tem em sua liderança duas mulheres, eu e minha sócia Raisa La Porta. Nós temos trabalhado intensamente para que a plataforma chegue às empresas e seja um importante canal para ampliação da aprendizagem de líderes e colaboradores, e sempre estaremos incentivando para que haja cada vez mais mulheres em posições de liderança no mercado de trabalho”, conclui.

Ibrawork

A frente do Ibrawork, Tania Gomes visa fomentar o ecossistema, apoiando a inovação e o descobrimento de startups que transformarão São Paulo em uma cidade mais inteligente.

Empreendedora e especialista em inovação aberta, ela é a principal responsável por gerenciar o processo de inovação nas organizações.

“Aqui no Ibrawork, não apenas apoiamos as lideranças femininas, como fomentamos uma maior diversidade no mercado de trabalho. Buscamos abrir espaço para que as mulheres possam não só apresentarem seus negócios ao mercado, mas que acessem oportunidades para melhorarem seus produtos e serviços, a fim de ganhar escala e sustentabilidade”, ressalta.

SociiLaw

SociiLaw conta com a direção de Fernanda Machado, cofundadora e advogada com especialização em direito empresarial.

“Hoje, o número de mulheres fundadoras de startups, infelizmente, ainda é significativamente baixo. Diante deste cenário, acredito que seja importante mostrarmos que as lideranças femininas podem fazer a diferença nos mais diversos setores”, comenta.

Noah

A Noah planejou o equilíbrio do time, a participação feminina dentro do seu quadro de colaboradores e, atualmente, possui 50% das posições ocupadas por mulheres.

“Apesar das oportunidades terem crescido nos últimos anos, infelizmente ainda enfrentamos alguns desafios para encontrar o nosso espaço dentro do mercado imobiliário. Diante disto, acredito que seja importante mostrarmos que somos capazes de fazer a diferença no setor e, por isso, promovemos inúmeras iniciativas para que cada vez mais mulheres possam construir sua jornada na construção civil”, comenta Cintia Valente, CMO da startup.

Celebrar

Celebrar, eventech que conecta grandes empresas e multinacionais a pequenos e microempreendedores individuais, fundada por Camila Florentino e Patricia Celia Portes de Almeida, acredita que a diversidade tem sido a chave do sucesso.

“Entendemos que a presença feminina no mercado ainda precisa ser ampliada, já que muitas empresas além de não oferecerem um plano de carreira e oportunidades igualitárias, pagam salários menores para as mulheres que exercem os mesmos cargos que os homens. Eu e a Patricia Cella entendemos como é importante não só oferecer as mesmas chances, como tornar o ambiente de trabalho um lugar seguro e confortável, para que todos consigam escalar profissionalmente”, destacam.

Printi

Atualmente na Printi, gráfica online focada em materiais personalizados e pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, 42% são mulheres em cargos de liderança, sendo diretoria (33,33%), gerência executiva (63,64%), coordenação (27,27%) e supervisão (44,74%).

“Acreditamos ser de extrema importância termos cada vez mais mulheres comandando times e sendo exemplos para novas gerações”, comenta Julia Morassutti, diretora de gente e cultura da Printi.

Run More

Run More, indústria referência no ramo de vestuário feminino, que produz peças do segmento esportivo e beachwear com foco na sustentabilidade, conta com cerca de 140 colaboradores diretos, sendo 75% deste time composto por mulheres, entre elas Lia Dullius, diretora geral da empresa, e Ana Dullius, diretora de comunicação e marketing.

“Além da predominância na equipe, também vemos a liderança feminina consolidada aqui na Run More. Hoje, 75% dos cargos de gestão são ocupados por elas”, reforça Ana.

Liga Ventures

Liga Ventures conta com a participação de mulheres em diversos cargos de liderança. Um exemplo disso é a Luciana Leão, vice-presidente de operações da companhia, que tem contribuído de maneira significativa para ajudar a posicionar a Liga como uma das maiores impulsionadoras do ecossistema de inovação.

“Desde 2013 me dedico a fomentar o empreendedorismo e a inovação em startups e corporações tanto no Brasil quanto na América do Norte, e ainda que a presença das mulheres nesse mercado esteja longe da desejada, percebo que tem aumentado significativamente nos últimos anos”, observa.

Sambatech

Na Sambatech, há um compromisso em trazer mais mulheres para o mercado de tecnologia e em posições de liderança. A companhia realiza diversas iniciativas nesse sentido e aumentou a contratação de colaboradoras nos últimos anos, como é o caso da Júlia Nasser, head de marketing da empresa.

“É incrível fazer parte de um ambiente de trabalho que realmente incentiva e empodera a liderança feminina, e ainda mais em um universo como o da tecnologia no qual há mais homens na liderança. Nossa missão é mostrar que o mercado é para todos, por isso estamos nos posicionando cada vez mais com vozes femininas e compartilhando com o mundo nossas mentes autênticas e diversas”, conta.

Corning

Corning tem a equipe de liderança LATAM composta 50% pelo público feminino, que atua em diferentes áreas como suprimentos, customer success, compliance, entre outras. A multinacional possui, inclusive, duas mulheres à frente dos setores financeiro e de recursos humanos da América Latina.

“Ver o público feminino ocupando cargos de liderança é altamente motivador, pois mostra como estamos ganhando espaço no mercado e como podemos estar onde quisermos”, diz Sheila de Lima, gerente regional de vendas da Corning na América Latina.

PiaR Group

PiaR Group conta com 72% de mulheres, incluindo cargos de liderança, onde representam 67% da equipe. À frente de toda operação, está a Renniê Paro, COO da PiaR, que é diretamente responsável por toda dinâmica da empresa e atua estrategicamente nos posicionamentos dos 40 clientes da agência.

“Em meus quase 20 anos atuando no mercado, tive o prazer de conhecer algumas das maiores empreendedoras no Brasil. Uma das lições que aprendi e tento transmitir para outras é de que, apesar de já estarmos em desvantagem, não podemos nos deixar abater e cabe a nós mostrar que somos profissionais tão completas quanto qualquer homem. Se não buscarmos conquistar esse espaço, ninguém nos dará de presente”, afirma.

Doctoralia

A Doctoralia, tem o quadro de funcionários formado atualmente por 59% de mulheres, sendo que, dentro da equipe de líderes, mais da metade (51%) também são do sexo feminino.

“Para nós as questões de cultura e diversidade são indispensáveis, manter mulheres em cargos de liderança nos trouxe e ainda traz resultados incríveis. Acreditamos muito que precisa existir uma equiparidade de cargos e nós vamos continuar abrindo espaço para que isso permaneça”, afirma Valéria Brasileiro, gerente de RH da Doctoralia.

iUPay 

Acelerada pelo InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, a startup iUPay, fintech que tem como objetivo apresentar soluções para facilitar e melhorar a experiência na gestão das contas mensais e no controle financeiro dos usuários finais, foi fundada em 2020 pela Ariane Tamara Pelicioli da Rosa, que incentiva o empreendedorismo e a liderança feminina.

“Ainda existe muito preconceito, desinformação e uma visão “atrasada” sobre as mulheres. Diante disso, elas ainda enfrentam o desafio de ocupar o seu espaço independente do ecossistema que estiver inserido. Acredito que nós temos que incentivar que mais e mais mulheres ocupem posições de destaque para que isso incentive outras mulheres e também para que possamos trabalhar em uma sociedade mais justa para todos”, afirma Ariane Tamara Pelicioli da Rosa, CEO da startup.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais