Siga nas redes sociais

Search

Dia da Mulher: 9 lideranças na transformação digital e tecnologia

Foto: Rachael Presky/Adobe
Foto: Rachael Presky/Adobe

O dia 8 de março é reconhecido pela ONU como o Dia Internacional da Mulher, data responsável por dar reconhecimento à luta feminina por igualdade.

O ambiente de trabalho, por exemplo, é um dos cenários onde a diferença de gênero se torna mais explícita.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV, estima-se que 53,2% da população feminina esteja empregada ou em busca de emprego, enquanto esse número na população dos homens alcança os 72,6%

Elas estão mudando a realidade em ambientes como tecnologia, economia, investimentos, logística, mundo digital, entre outros.

Com isso, os setores vêm se transformando cada vez mais e as mulheres têm ocupado o espaço de referência para as futuras gerações.

Em meio às dificuldades, elencamos 9 lideranças e inspirações femininas no mundo dos negócios e da tecnologia. Confira abaixo:

1- Silvana Füchter, diretora administrativa financeira na SoftExpert 

Graduada em Administração e com pós em Gestão de Pessoas, Silvana Füchter é Diretora Administrativa Financeira da SoftExpert há 12 anos. A empresa é fornecedora de soluções de transformação digital a nível global.

A profissional aponta que a maior dica que pode dar para outras mulheres é o networking:

2-  Karina Rehavia, CEO da Ollo

Karina Rehavia é CEO da Ollo. Empreendedora e líder empresarial de sucesso com trajetória comprovada em serviços de inovação no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, China e Emirados Árabes Unidos.

Em seus mais de 20 anos de carreira, ela teve a honra de contribuir com a criação e o desenvolvimento de iniciativas para algumas das mais importantes organizações mundiais nas áreas de desenvolvimento internacional, administração e liderança de negócios de larga-escala. 

Na Ollo, investiga o futuro do trabalho e os novos ecossistemas profissionais, ajudando empresas e talentos independentes a navegar os desafios e oportunidades da economia open talent.

A startup é líder no mercado de contratação e curadoria de talentos e é uma das mais sólidas plataformas globais de talentos profissionais.

Só no último ano, a empresa viu faturamento, receita, time e número de clientes dobrar. De quebra, expandiu a presença comercial para três novos países: Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Portugal – além do Brasil, a Ollo também já atuava comercialmente nos Estados Unidos.

3- Andreza Maia, co-fundadora do Futuros Possíveis

Andreza Maia é empreendedora, especialista em inclusão com foco em tecnologia, inovação e comunicação inclusiva.

Como influencer corporativa, palestrante e uma das vozes mais relevantes nas temáticas de inclusão e ESG no Brasil, já impactou mais de 6 milhões de pessoas somente no ano passado.

Com mais de uma década de experiência em Recursos Humanos, atuou em várias das mais relevantes empresas do Brasil.

Hoje, é especialista sênior de desenvolvimento organizacional com foco em inclusão na maior foodTech da América Latina. É co-fundadora do observatório de futuros inclusivos, o Futuros Possíveis, e conselheira na Fumsoft

4- Angelica Mari, co-fundadora do Futuros Possíveis

Angelica Mari, co-fundadora do Futuros Possíveis e jornalista especializada em tecnologia e inovação com duas décadas de experiência, com trabalhos publicados em veículos nacionais e internacionais como Bloomberg Línea, Financial Times, entre outros.

Comentarista do Digital Planet, programa do BBC World Service e colaboradora sênior da Forbes.com. Fundadora da Content-e, boutique de conteúdo corporativo digital, articuladora de iniciativas para a inclusão de grupos sub-representados em contextos de tecnologia emergente.

Atualmente, cursa mestrado em cyberpsicologia no Dún Laoghaire Institute of Art, Design and Technology, na Irlanda.

5- Beatriz Bevilaqua, co-fundadora do Futuros Possíveis

Beatriz Bevilaqua é cofundadora do Futuros Possíveis e jornalista com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo em diferentes formatos.

Seus artigos podem ser encontrados no MIT Technology Review, Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo, Estado de Minas e Economia SC/SP.

Em 2013 foi condecorada pelo Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, em Curitiba, pelo Sindijor PR e em 2019 e 2021 eleita a Melhor Profissional de Imprensa do Brasil, na cobertura sobre inovação, pelo Startup Awards, maior premiação do ecossistema de startups da América Latina.

6- Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech

Há mais de 20 anos no mercado de saúde, Cristiane Giordano tem uma carreira marcada por grandes conquistas: passagens pela indústria farmacêutica, nacional e internacional, diretora LATAM de marketing para big pharmas e, desde 2021, ocupa a cadeira de CEO na Funcional Health Tech, empresa que fornece soluções aliando transformação digital e data analytics na saúde.

Na healthtech, vem sendo responsável por parcerias e produtos capazes de fornecer soluções que aliam transformação digital e data analytics na saúde, sempre com o consumidor final no centro das inovações. 

Além disso, desde 2020 a executiva faz parte do grupo Pharma Executive Women, que reúne mulheres em cargos de liderança sênior da indústria farmacêutica, oferecendo mentoria para profissionais mulheres que estão começando em cargos de gestão no setor. 

7- Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

Tatiana Pimenta é formada em ciência da felicidade e aplicações da psicologia positiva para ambientes de trabalho. Atualmente, faz parte do time de LinkedIn Creators, host e idealizadora do podcast Terapeutizados e empreendedora premiada internacionalmente pela Cartier Women’s Initiative. Além de ter cursado MBA na Insper e finanças na IBMEC, a executiva tem formação em Engenharia Civil pela UEL. 

Após mais de 10 anos de experiência no setor de construção, área da sua primeira formação, Tatiana migrou para a área de saúde mental, onde em parceria com Everton Höpner, funda a Vittude, empresa que oferece uma solução completa em diagnóstico, educação emocional, aculturamento de saúde mental e psicologia online.

8 – Andrea Miranda, CEO da STANDOUT 

Cientista de Computação com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Graduada em Ciência da Computação na USP e Pós-Graduada em Automação e Informática Industrial na USP. Andrea foi Analista de Sistemas no Bradesco durante 3 anos e gerente de Tecnologia de Informação na agência de publicidade americana Havas Worldwide

Andrea é CEO da STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces, e lidera a empresa no planejamento de estratégias e na criação e implementação da solução. 

A martech é proprietária de uma solução que permite a criação, edição e publicação de vitrines digitais, bem como da distribuição automática, em layout responsivo, e em tempo real dos mesmos nos e-commerces.

Hoje, são mais de 300 grandes comércios digitais parceiros com potencial para intensificar as vendas e inclui companhias como Pão de Açúcar, Amazon, Droga Raia e Casas Bahia.

9- Diandra Ribas, COO da 3C Plus.

Com mais de 10 anos de experiência em marketing digital para SaaS, Diandra Ribas é COO e sócia da 3C Plus, empresa que oferece um sistema de soluções em comunicação para empresas.

Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing Digital, ela se destaca em um setor pouco explorado no mercado e que costuma ser predominantemente dominado por homens.

A carreira é marcada pela “rebeldia”, quando ela decidiu ir contra tudo o que seus pais esperavam e seguiu um caminho diferente.

Sua trajetória na 3C Plus começou em 2015 como analista de processos. De lá para cá, sempre se agarrou em um valor que foi determinante para alcançar os resultados que tem hoje: sempre entregar o melhor e ter uma boa relação com as pessoas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail