
De acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil. O resultado é 13 pontos percentuais superior ao que apontava o estudo anterior, aplicado em 2019.
Uma das companhias que têm contribuído para essa escalada feminina nos cargos de liderança no mundo corporativo é a Todas Group, plataforma de aceleração de carreiras femininas do Brasil.
Segundo dados internos, a startup já foi responsável pela promoção de 50% das mulheres em cargos de liderança dentro das empresas nacionais que mantêm parceria.
Por meio de uma metodologia própria baseada em tecnologia, a companhia atua com a meta de potencializar a presença feminina nos cargos de liderança no país e, consequentemente, ajudar a elevar o modelo de negócio de seus parceiros a partir dos benefícios proporcionados pela equidade de gênero e empoderamento das mulheres.
“Nosso propósito é transformar e impulsionar a forma como as mulheres crescem profissionalmente dentro das corporações. Para isso, trabalhamos sincronizadas com as empresas que querem buscar esse crescimento de uma forma consistente, mapeando os dados de pipeline de liderança e criando ações e cases que tragam o resultado esperado tanto para a colaboradora quanto para a companhia. É um propósito grande, que envolve muitos setores, e que exige uma atuação conjunta para resultar em mudanças substanciais”, destaca Dhafyni Mendes, co-fundadora da Todas Group.
Tendo esse objetivo em vista, a startup atua, principalmente, com duas ações macros: a primeira delas são as trilhas de conhecimento que ajudam mulheres a desenvolverem habilidades fundamentais para as posições de liderança.
Por meio de aulas, workshops e exercícios dentro da plataforma e app da corporação, as usuárias acabam entrando em contato com um material produzido a partir de um estudo das maiores 40 líderes da América Latina.
Além disso, preza pela criação de uma comunidade com todas as integrantes da plataforma. Seguindo o lema de que “quando uma de nós cresce, todas crescem juntas”, a empresa visa a união das membras da instituição por meio de encontros presenciais, mentorias ao vivo online, além da criação de networking dentro da plataforma e eventos.
“O interessante é perceber que tudo isso vai fortalecendo o sentimento de poder dentro de cada uma das nossas usuárias e se convertendo em resultados reais como promoções, melhores cargos, melhores salários e, claro, ganhos palpáveis para as companhias, que conseguem reter mais mulheres em seus quadros de colaboradores e investir em mais líderes capacitadas e prontas para os desafios atuais apresentados pelo mercado”, enfatiza Simone Murata, COO da startup.
PRÓXIMOS PASSOS
Contando com quase 30 mil integrantes espalhadas pelo país, a startup, que neste ano pretende crescer 3 vezes, já tem o seu programa de desenvolvimento de carreiras sendo utilizado por empresas líderes em mais de 10 diferentes segmentos de mercado, incluindo marcas como L’Oréal, TIM, Santander, Enel, Johnson & Johnson, entre outras.
Apesar do alto número de parceiras, que neste ano tiveram 100% dos contratos renovados, a projeção da startup não passa apenas pela expansão no número de companhias aliadas ao grupo, mas pela melhora nos resultados concretos obtidos tanto pelas organizações presentes no portfólio, quanto as corporações que irão embarcar na jornada ao longo do ano.
De acordo com a CEO e fundadora do Todas Group, Tatiana Sadala, isso inclui ter mais mulheres crescendo na organização, com bem estar no ambiente de trabalho e segurança psicológica para potencializar ao máximo os resultados das empresas que atuam:
“Mulheres se destacam em habilidade como tomar iniciativas, atuar com empatia, investir em autodesenvolvimento e focar em resultados. Com isso, podemos afirmar que empresas com lideranças femininas se tornam mais admiradas e lucrativas. Organizações que já estão trabalhando as questões de equidade de gênero internamente, provavelmente vão expandir suas realizações para ações mais concretas e com mais perenidade, o que torna o Todas Group parceiro ideal para esta jornada”.