Siga nas redes sociais

Search

3 dicas para mulheres se destacarem em carreiras na área financeira

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Apesar de o número de mulheres na área de finanças ter crescido nos últimos anos, a presença feminina em cargos de liderança ainda segue baixa, se comparada com a masculina.

Um levantamento do Fórum Mundial de Economia observou a presença de 46% de mulheres na área financeira, porém, destas apenas 15% ocupando cargos de gestão.

Cristiane Bonaldo, CFO da keeggo, empresa fornecedora de soluções de tecnologia e negócios, faz parte do percentual de mulheres que atingiram o tão sonhado cargo de liderança na área financeira.

Com quase 20 anos de experiência nas áreas financeira e contábil, ela destaca que o cenário é positivo para quem quer investir na carreira, mas a ascensão de mulheres aos altos cargos ainda é um desafio.

As empresas precisam entender seu papel na luta coletiva, e planejar e implementar ações de protagonismo e empoderamento feminino para dar um primeiro passo em busca de mais equidade.

Na keeggo, 50% de mulheres na posição de C-level e cerca de 62% de outras profissionais em cargo de gestão e coordenação.

Expandir o diálogo entre o time de colaboradores tem sido uma das maneiras que a keeggo encontrou para lutar ao lado das mulheres. A iniciativa de criar comitês, como o keegirls, vem trazendo para a superfície debates sobre temáticas relevantes do universo feminino e da batalha constante por mais espaço e liderança no mercado de trabalho.

No mês das mulheres, o comitê promove palestras sobre finanças pessoais e investimento para mulheres, sobre o surgimento e a importância do feminismo, além das lutas específicas das mulheres pretas.

A seguir, ela compartilha alguns dos ensinamentos úteis para todas as mulheres que quiserem ingressar na área de finanças.

1- Esteja sempre atualizada

Esse é um dos setores com mais mudanças em regulamentações, e que também pode ser facilmente impactado por notícias e acontecimentos nacionais e globais. Então vale a pena manter os conhecimentos em dia para se destacar e fazer um trabalho de qualidade. Faça cursos de atualização, esteja atenta às notícias e observe as tendências do mercado financeiro e de tecnologia, que podem impactar sua rotina de trabalho. É preciso ter visão de futuro.

2- Busque referências

Pesquisar e conhecer outras mulheres da sua área, que trabalham com assuntos próximos do seu dia a dia, pode te manter inspirada e motivada. É importante ter referências e entender que você não está sozinha. Hoje em dia, temos muitos meios para isso: redes de apoio, associações, redes sociais profissionais, ou até mesmo movimentos femininos. Vale destacar que networking pode ser um ótimo caminho, e a empresa pode te ajudar nisso com a criação de comitês, palestras, encontros e debates sobre temas de interesse. As redes sociais também podem colocar, no seu dia a dia, mulheres da sua área como referência.

3- Procure segurança psicológica

Manter-se atualizada e buscar referências para inspiração podem ser dicas práticas para ajudar no caminho do crescimento profissional. No entanto, sabemos que algumas questões no ambiente de trabalho podem afetar o emocional de várias maneiras, muitas vezes impedindo que as mulheres enxerguem seu real valor e potencialidade profissional, dado o machismo enraizado na sociedade. Faça terapia, pois ajudará no seu autoconhecimento, ao identificar e impor limites dentro e fora do mundo corporativo, tornando mais fácil sua jornada rumo à liderança e contribuindo, inclusive, para o perfil de líder que você será. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail