Siga nas redes sociais

Search

10 principais habilidades de negócios para este ano

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina

Há um tempo, era comum que os profissionais tivessem papéis fixos e funções rigorosamente definidas nas organizações, mas o ambiente de trabalho está em constante evolução e, hoje, um profissional de sucesso precisa ter uma série de habilidades, não só as óbvias para a sua função.

Algumas das habilidades que os profissionais estão aprendendo hoje são habilidades de negócios, como comunicação empresarial e gerenciamento de projetos.

Com o objetivo de crescer na empresa, uma analista de marketing pode se interessar por um curso de liderança, por exemplo, mesmo que tenha acabado de entrar no mercado de trabalho.

Na Udemy Business, braço de treinamento corporativo da Udemy, vemos os profissionais aprimorarem as suas habilidades de forma eficaz, ao fazerem cursos.

Da mesma forma, essa mesma analista de marketing pode se interessar por gerenciamento de projetos para tornar o dia a dia da equipe mais fácil.

Esses tipos de habilidades de negócios cresceram muito em demanda levando em conta que muitas empresas continuaram trabalhando em modelo híbrido.

Quer saber quais são as dez habilidades de negócios mais consumidas no último ano e que continuarão em alta em 2023?

Comunicação

Saber se expressar de forma eficaz é uma competência muito buscada entre os profissionais. Esta é uma habilidade relevante tanto para o ambiente profissional quanto para a vida pessoal.

Gerenciamento de projetos

Este é um conjunto de práticas utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma empresa. Adquirir habilidades de gerenciamento de projetos é uma oportunidade para quem deseja crescer na carreira.

Liderança

É possível, sim, aprender a ser um bom líder. Defender e incentivar a equipe, servir de exemplo, delegar tarefas e definir objetivos são algumas competências de liderança que podem ser desenvolvidas com o tempo.

Metodologia ágil

Esta é uma maneira moderna de organizar e gerir projetos de forma mais produtiva, com o objetivo de obter resultados mais eficientes sem perder a qualidade do produto final.

Scrum

O Scrum é uma estrutura ágil de gerenciamento de projetos. Na ferramenta, os projetos são divididos em ciclos, chamados de sprints. As equipes precisam concluir esses ciclos num determinado tempo, geralmente um mês.

PMP

Esta é uma certificação profissional reconhecida internacionalmente, oferecida pelo Project Management Institute. Ou seja, é mais uma habilidade relacionada ao universo de gerenciamento de projetos.

Comunicação empresarial

Este item diz respeito às estratégias de comunicação usadas pelos funcionários interna e externamente para melhorar a imagem e os resultados de uma empresa.

Análise de negócios

Esta habilidade está relacionada à análise de tendências, à criação de produtos, ao branding e ao rebranding e a ter atenção em entender o momento da empresa e em como encontrar novos caminhos.

Reuniões

Passada a pandemia, as reuniões online estão aqui para ficar. Com a maioria dos profissionais usando várias plataformas e precisando realizar reuniões com mais eficiência, esta habilidade pode ser útil para todos os profissionais.

Gestão por competências

Destinado para a área de RH, este é um sistema para identificar e gerir perfis profissionais que tenham compatibilidade com uma vaga de emprego e que possam trazer retorno a uma empresa.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail