Siga nas redes sociais

Search

As principais tendências em gestão de pessoas observadas nos últimos eventos de tecnologia

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Renan Nishimoto, CEO da Minehr.

Neste ano, a Minehr esteve em alguns eventos voltados para tecnologia, carreira e RH. Entre os holofotes desses encontros, estão assuntos como  ESG, liderança, profissões do futuro, entre outros. Com os olhos voltados ao universo das HR Techs, extraímos o que mais se destacou, o que acende como algumas das principais tendências voltadas à gestão de recursos humanos. Confira:

Inteligência Artificial

O tema segue sendo pauta central em diversos painéis e rodas de discussão. Em um desses encontros pudemos ouvir A Nvidia, uma das principais empresas que desenvolvem tecnologias de inteligência artificial, compartilhando cases impressionantes de aplicação para diversos setores de mercado e áreas de negócio. Grande parte desses cases passam pelo avanço das formas de captura de dados em diversos ambientes, e pelo avanço da construção de modelos cada vez mais refinados, que geram outputs de simulação e previsibilidade para tomadas de decisão no presente. Fica a reflexão sobre como essas aplicações poderiam apoiar as lideranças das organizações na evolução da gestão de pessoas nas corporações e, se fosse possível, prever o risco de turnover de cada colaborador, antecipar a quantidade de horas extras geradas no final do mês ou descobrir as alavancas de produtividade dos times de operação. Isso já é realidade em diversas empresas que utilizam a plataforma Dahdos como tecnologia de people analytics as a service.

ESG: Inovação Sustentável

Nesse quesito, a pauta central dos encontros foi como as startups têm contribuído para a implementação dos objetivos e metas relacionadas ao desenvolvimento sustentável para o meio ambiente, social e governança. Nesse cenário, o RH tem papel fundamental coletando e analisando dados relacionados a pautas ESG, incluindo informações sobre diversidade e inclusão e governança corporativa.

Retenção de talentos

A retenção de talentos qualificados nas empresas também é um assunto bastante debatido. Diante de um mercado competitivo e em crescente evolução, estratégias para manter o quadro de colaboradores nas empresas vêm sendo pensadas e discutidas por diversos motivos, entre eles pela necessidade de reduzir custos, pelo conhecimento organizacional adquirido por essas pessoas e pela estabilidade institucional. Atualmente, algumas plataformas como a Dahdos permitem que as empresas gerenciem vários aspectos do ciclo de vida dos funcionários, desde seu ingresso até seu desenvolvimento e os motivos que os levam a permanecerem dentro das corporações.

Parcerias para Inovação Aberta

A parceria das áreas de recursos humanos com as áreas de inovação das empresas também é um tema importante  a ser observado. O trabalho visa acelerar o processo de inovação de fora para dentro por meio dos projetos de Open Innovation. Sobre essa assunto, a Minehr tem um relevante case de sucesso. Estabelecemos uma parceria com a SLC agrícola, em que executamos a missão de centralizar e automatizar todos os indicadores sobre pessoas, oferecendo análises descritivas, diagnósticas e preditivas às lideranças para a tomada de decisão mais proativa e assertiva. Antes da nossa atuação,a empresa  tinha dados descentralizados dos colaboradores em oito ferramentas diferentes, sem cruzamento automatizado, o que impedia uma análise eficaz de todas as informações. A partir do trabalho da Minehr, foi possível prever o risco de turnover voluntário dos colaboradores com mais de 85% de acuracidade, além de indicar as áreas e cargos que mereciam maior atenção.

Participar desses encontros, preenchidos de ideias e de trocas de experiências, foi inspirador e enriquecedor. O evento trouxe vários insights e nos deu ainda mais energia para continuarmos apostando em inovações de impacto e ajudando outras empresas a gerenciarem seus recursos humanos de forma eficiente e eficaz.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail