Siga nas redes sociais

Search

Rede de colaboração: relação de parceria e troca impulsiona crescimento de startups

Felipe Santiago, CEO da CashWay. Foto: divulgação.
Felipe Santiago, CEO da CashWay. Foto: divulgação.

Quando a CashWay foi criada, em 2019, a partir da fusão de duas empresas, os fundadores perceberam que, para crescer de forma sustentável no mercado, precisavam se preparar. Investir no fortalecimento de parcerias ajudou a dar à techfin o suporte necessário para impulsionar os negócios.

No ano passado, a empresa, que oferece soluções focadas em atender as demandas de instituições financeiras e de pagamento, fechou o ano com R$ 8 milhões em receita acumulada e projeta atingir um faturamento de R$ 14 milhões neste ano.

O estreitamento da relação com outras startups e a rede de colaboração que foi criada ao longo da trajetória da empresa foram essenciais para que a startup de Florianópolis ganhasse mais relevância no mercado e mantivesse o plano de desenvolvimento. A ampliação dos negócios, com a abertura de um escritório em Belo Horizonte/MG no segundo semestre do último ano, faz parte desse processo.

Para o CEO da CashWay, Felipe Santiago, todo esse caminho percorrido representou uma oportunidade de ganhar maturidade. A empresa fez parte tanto do Darwin Startups, como do programa da Endeavor.

As startups têm sido cada vez mais reconhecidas como agentes de mudança e inovação no mundo dos negócios, trazendo soluções criativas e disruptivas para problemas antigos. No entanto, muitas vezes esbarram em desafios que acabam colocando em risco a sobrevivência da empresa. É aí que a parceria com outras startups e os programas de aceleração e mentoria entram”, comenta.

As redes de colaboração criadas a partir desses programas, que colocam os gestores das empresas em contato, dão mais força aos produtos entregues ao mercado. Uma parceria com a Nextcode, que fornece tecnologias de verificação de identidade, por exemplo, ajudou a reforçar a segurança das soluções oferecidas pela CashWay. Em fevereiro, a techfin implementou os serviços de onboarding digital e também um produto de validação de dispositivo.

Luiz Penha, fundador e COO da Nextcode, defende a importância da parceria entre startups para acelerar a evolução e incentivar a inovação dentro das empresas:

“A colaboração entre as startups para conseguir maximizar o atendimento à necessidade específica de um cliente é muito importante, pois visa conseguir, de forma ágil e compartilhada, entender e atender o ‘problema’ como um todo e de forma centralizada, ou seja, levando ainda mais confiança para o cliente”.

Assim como a CashWay, a Nextcode também fez parte do programa de aceleração da Darwin Startups.

Todo o acesso à rede de parceiros e corporações nos ajudou a criar maturidade corporativa para conseguir atender clientes de grande porte e também manter o foco em nosso negócio, foco no que acreditamos. A Darwin tem um espírito totalmente pró empreendedor, então eles dão apoio em qualquer momento e sempre nos fazem enxergar que manter um foco no que se acredita, em uma precificação e entender como um business pode e deve ser monetizado, são fatores determinantes para conseguir trilhar uma grande história”, conta Luiz

O ecossistema foi essencial também para que o Planium Bank, que oferece soluções financeiras para operadoras e canais de venda da saúde suplementar, apostasse na tecnologia da CashWay. Segundo o diretor da empresa, José Mauro Motta, a solução atendia aos critérios de funcionalidades, além de outros benefícios:

Em 2021, quando assinamos com a CashWay, a gente resolveu trazer o ciclo financeiro da saúde privada para dentro da nossa plataforma. Fizemos um comparativo de mercado e optamos pela tecnologia pelo custo-benefício, mas também porque, assim como nós, a CashWay faz parte do ecossistema da Darwin”.

Iniciativa, proatividade e intencionalidade

Para manter a cultura de ajuda mútua entre as startups que já foram aceleradas, a Darwin Startups tem uma estrutura de atendimento que conta com mentores especialistas em diferentes temas, conexão com fundos de investimento, acesso a conteúdos de capacitação e apoio no recrutamento e seleção de talentos.

De acordo com Murilo Domingos, Head de Aceleração da Darwin Startups, esse é um dos principais benefícios para as aceleradas:

“O que mais agrega valor às startups com certeza é a nossa comunidade de empreendedores, que, através dos nossos eventos, grupos de debate e sessões de mentoria, gera muita troca entre as empresas que compartilham desafios semelhantes e oportunidades entre as empresas que possuem sinergias de negócio”.

Ele enfatiza, no entanto, algumas ações importantes a serem cultivadas pelos empreendedores para aproveitar melhor as parcerias:

“Controlar o ego e não ter vergonha são os dois pré-requisitos básicos. Quem já sabe tudo, não consegue aprender mais nada; e quem não expõem seus desafios e vulnerabilidades, não consegue receber feedbacks que sejam relevantes e aplicáveis. Mas só isso não basta! O mais importante é TBC (tirar a bunda da cadeira) e ir buscar ativamente as conexões que podem gerar aprendizados e oportunidades. Iniciativa, proatividade e intencionalidade. No final das contas, é a ação que vai fazer a diferença”.

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail