Siga nas redes sociais

Search

Exportação de serviços de tecnologia aumenta 32%

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um levantamento da B&T Câmbio, uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil, aponta que o volume de exportação de serviços em tecnologia e desenvolvimento aumentou 32% em 2022 se comparado ao ano anterior: um salto de USD$ 31 milhões para USD$ 41 milhões respectivamente, o equivalente a quase R$ 208 milhões (numa cotação de USD$ 1 para R$ 5,06). A quantidade de operações também cresceu: no ano passado foram 5,3 mil transações desta natureza versus 4,3 mil operações em 2021. 

Segundo Vivian Portella, diretora de Negócios Internacionais do Grupo B&T, o fato pode ser explicado por um conjunto de fatores, dentre eles a necessidade de negócios migrarem para o mundo digital durante e pós pandemia, elevou a demanda por desenvolvimento de sistemas e plataformas online, o que aqueceu extremamente o mercado de tecnologia. 

O primeiro levantamento deste tipo realizado com a base de clientes da B&T Câmbio foi em 2021. Os dados mostravam então que, comparado a 2020, houve um aumento de 72% no volume de exportação de serviços em tecnologia naquele ano. A quantidade de operações realizadas em 2021 foi de 4,3 mil, um aumento de 52% em relação a 2020. 

“O Brasil é um país com mão de obra qualificada neste segmento e barata em relação ao dólar. Isso favoreceu a contratação deste tipo de serviço por empresas internacionais. Essa forte tendência de internacionalização de mão de obra ganhou uma maior proporção com a consolidação do modelo de trabalho em home office, o ‘novo normal’ para muitas empresas”, explica Vivian. 

Entre os serviços contemplados nestas categorias estão as atividades de desenvolvimento, produção, documentação, venda ou licenciamento de software customizado; consultoria em hardware e software, incluindo a gestão terceirizada de serviços de computação; instalação, manutenção e reparo de sistema de software e hardware; serviço de armazenamento e processamento de dados; serviço de hospedagem de aplicação, inclusive web page; e fornecimento de aplicação online.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail