Siga nas redes sociais

Search

5 dicas de como obter sucesso na comunicação interna das organizações

Comunicação interna
Foto: Vlada Karpovich/Pexels

De acordo com pesquisa feita pela consultoria da Think Work em parceria com a HR Tech Atlas, fortalecer a cultura corporativa é um dos principais desafios em foco para o RH das empresas em 2023.

Entre os pilares fundamentais para estruturar uma cultura corporativa sólida, está a comunicação interna, área estratégica para impulsionar engajamento, alinhamento com o propósito e as decisões da marca, além de outros pontos essenciais para elevar o ritmo e a qualidade dos resultados de negócios.

Pensando nisso, Felipe Hotz, CEO do Comunica.In, startup que oferece soluções de comunicação interna, separou 5 dicas sobre como obter sucesso na comunicação interna da sua empresa:

Investir na área

O primeiro passo é entender que, hoje, empresas que investem nessa área da comunicação se desenvolvem melhor. Com isso, as organizações evitam falhas em seus canais de transmissão de informações, além de influenciar positivamente no clima organizacional da empresa.

O CEO acredita que o investimento na área de comunicação interna é um facilitador de grande importância para a redução de ruídos na comunicação e engajamento dos colaboradores, e que nesse meio, o aproveitamento do uso de dados e tecnologias ágeis na área podem ajudar muito o trabalho dos RHs.

Desenvolver um plano de comunicação

Ao pensar na comunicação interna em empresas, é essencial, para sua aplicação, um plano de metas bem alinhado com seus objetivos. Nesse plano, a organização deverá ressaltar onde a CI deve ser melhorada e onde mais ela pode ser aplicada. Para o desenvolvimento de um plano eficiente, é necessário ter em vista um planejamento flexível, para que possa ser constantemente alterado e evoluído com base em novos feedbacks e resultados.

Definir bons canais de comunicação

Essa etapa é muito importante para empresas que querem ter sucesso na comunicação interna, visto que para um contato claro e objetivo entre os colaboradores é necessário a implementação de canais de comunicação efetivos e apropriados a cada tipo de mensagem que a empresa deseja transmitir. Alguns exemplos são: e-mail corporativo, sistema de gestão, canais próprios, entre outros.

Eliminar falhas e ruídos

Como dito anteriormente, para conseguir uma comunicação interna eficiente, é necessário a implementação dos canais adequados, aberto ao público, assim todos os colaboradores estarão cientes das mensagens pelos meios certos e nas horas certas.

“Com informações divulgadas da maneira correta e se mostrando aberto ao diálogo, as empresas evitam que os profissionais especulem sobre determinados assuntos e, assim, constroem um ambiente seguro para troca de informações e opiniões entre os colaboradores”.

Monitorar resultados

Por fim, para o sucesso de uma boa comunicação interna, é indispensável o monitoramento de resultados, que garante que o planejamento aplicado esteja funcionando conforme o esperado.

Uma estratégia eficaz de comunicação interna nas empresas deve ser adaptável às necessidades da mesma, e para esse parâmetro funcionar, deve haver constantemente a mensuração de resultados, garantindo que os objetivos da organização estão sendo alcançados.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail