Siga nas redes sociais

Search

4 dicas para quem quer empreender no segmento de foodservice

Flavio-Gagliardi-fundador-e-CEO-da-Mr.-Cheff-3-1-
Foto: divulgação

*Por Flávio Gagliardi, CEO do Mr. Cheff.

De acordo com o estudo “Crest”, promovido pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), no último trimestre de 2022, quando os consumidores gastaram R$ 56,5 bilhões com o setor, o foodservice registrou um aumento de 10%.

Ainda naquele ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que, no mercado de franquias, o segmento foi o que mais cresceu, alcançando um faturamento de mais de R$ 39,8 bilhões.

Neste cenário, seguem 4 dicas para quem quer empreender no segmento de alimentação. Confira:

Ame o foodservice

Os primeiros requisitos para empreender no foodservice é gostar do segmento e ter disposição para trabalhar. Esse é um ramo apaixonante, mas também é muito dinâmico. As coisas acontecem rápido, por isso, é preciso estar focado, trabalhar com afinco, acompanhar a operação do negócio no dia a dia, ter dedicação e comprometimento com o que está fazendo.

Invista em uma franquia

Além dos bons números registrados no franchising, investir em uma franquia é um bom negócio para quem quer empreender no segmento devido à maturidade de marca no mercado.

É necessário muito tempo e recurso financeiro para iniciar um negócio solo e alcançar o sucesso, pois o mesmo depende de erros e acertos. Quando se adquire uma franquia, você está investindo em uma marca já consolidada que tem estrutura para oferecer apoio e experiência necessários para crescer no mercado.

Ofereça qualidade e preço justo

Conforme uma pesquisa elaborada pela Galunion, consultoria especializada no foodservice, para os brasileiros, os dois principais aspectos na hora de escolher um restaurante são: consumir uma comida gostosa, com 61% e preço justo, com 58%.

Neste aspecto ter qualidade e preço acessível é o grande segredo para se destacar. As grandes marcas não trabalham apenas a questão do valor, elas oferecem qualidade. É necessário utilizar bons ingredientes e disponibilizar os produtos por preços adequados aos consumidores de modo geral.

Inove e vá ao encontro da vontade do cliente

A concorrência é o maior desafio para quem quer empreender e, para lidar com ela, é necessário inovar. “A concorrência acaba sendo uma mola propulsora que faz com que a gente corra atrás e se reinvente. Nesse aspecto, acredito que é importante ir ao encontro do que o cliente anseia ou espera de nós.

Um bom exemplo são as adaptações que faço no cardápio do Mr. Cheff de acordo com a região em que a marca está chegando.

Quando vamos inaugurar uma unidade em um novo local, a gente verifica quais são os produtos que o cliente da região tem o costume de consumir e quais os pratos que não podem faltar para incluímos em nosso cardápio. Sem fugir da espinha dorsal da rede, oferecemos o que o consumidor procura.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail