A nova linha de produção de papel-cartão revestido, a MP 28, fornecida pela Valmet para a Klabin, entrou em operação neste mês de junho, na fase 2 do Projeto Puma II, em Ortigueira, no Paraná.
O acordo entre as duas companhias foi assinado em junho de 2021. Além da máquina, a Valmet também forneceu para este projeto uma nova linha de fibras de polpa marrom completa, que inclui o novo sistema de cozimento contínuo G3, e uma moderna linha de polpa químio-termomecânica branqueada (BCTMP).
O escopo de entregas contém as principais soluções de automação e de internet industrial da Valmet.
A MP 28 é parte fundamental da segunda fase do projeto de investimentos da empresa, conhecido como Puma II, com o objetivo de produzir anualmente 460 mil toneladas de cartão de alta qualidade.
Vale destacar que, na primeira fase desse projeto, a Valmet forneceu a máquina de kraftliner MP 27, responsável pela produção de papel Eukaliner, feito com 100% de celulose de fibra curta, juntamente com a linha de fibras marrom, equipada com o sistema de cozimento contínuo G3, o primeiro fornecido pela Valmet, no mundo.
A moderna planta de BCTMP e a nova linha de fibras estão integradas a máquina de papel-cartão MP 28. Essa máquina será capaz de produzir uma ampla variedade de papéis de alta qualidade, desde kraftliner até cartões revestidos, utilizando polpas: de celulose marrom de eucalipto e pinus, celulose branqueada de eucalipto e pinus e BCTMP.
Entre os produtos fabricados, estão o “Folding Box Board” (FBB) e o “Liquid Packaging Board” (LPB), e está previsto um espaço reservado para futuramente adicionar cartões biorrevestidos ao portfólio.
De acordo com o diretor de tecnologia industrial, inovação, sustentabilidade e projetos da empresa, Francisco Razzolini, o segmento de papel para embalagens apresenta um enorme potencial de crescimento, impulsionado principalmente pela crescente demanda por opções mais sustentáveis.