Siga nas redes sociais

Search

A importância das estratégias de vídeo para alavancar vendas no marketplace

Juliana Vital, da Nubimetrics
Foto: divulgação

Por Juliana Vital, global chief revenue officer na Nubimetrics.

O crescimento do e-commerce tem desafiado os vendedores a buscarem, cada vez mais, novas estratégias para impulsionar suas vendas online e vencer a concorrência.

Nesse cenário, os vídeos curtos se tornaram uma das formas mais eficazes de promover produtos online. Afinal, essa é uma das principais formas de conteúdo consumidas no Brasil, já que esse tipo de criação faz sucesso nas redes sociais.

Seguindo essa tendência, um dos principais marketplaces do Brasil, o Mercado Livre lançou o Mercado Livre Vídeos, função que tem como objetivo oferecer uma plataforma para que os vendedores possam criar e compartilhar vídeos promocionais de seus anúncios. Com essa nova ferramenta, os vendedores se tornam, então, produtores de conteúdo dentro do marketplace, criando vídeos curtos para apresentar os artigos que comercializam de forma mais envolvente.

Mas como utilizar esse novo recurso dentro da estratégia de vendas? A resposta começa com a escolha dos produtos que serão promovidos com essa ferramenta. O vendedor deve ter em mente que nem todos os itens em catálogo precisam ter um vídeo. Normalmente, os vendedores trabalham com uma grande gama de produtos, o que torna inviável produzir para todos.

Por isso, o foco deve ser produtos mais vendidos e com melhor faturamento do negócio. Isso pode ser feito utilizando ferramentas de inteligência para identificar quais anúncios têm maior impacto no comércio de produtos relacionados e que, portanto, devem ser priorizados na criação de vídeos.

Esse tipo de conteúdo também deve ser relevante e atraente para o público-alvo. A seleção cuidadosa e uso de palavras-chave, que os usuários utilizam para pesquisar pelo produto, nos títulos e descrições dos anúncios e dos vídeos ajuda o algoritmo do Mercado Livre a entender do que se trata o anúncio, permitindo que ele seja exibido nos resultados de busca e nos feeds dos compradores certos.

Além disso, é importante que o conteúdo do vídeo seja relevante e desperte a atenção do comprador para o produto, destacando suas características, benefícios, aplicações e como ele se diferencia dos concorrentes. Uma sugestão é usá-lo para contar uma história sobre o item, demonstrando seu uso e criando, assim, um vínculo emocional com os compradores para aumentar as chances de conversão.

A criação de vídeos também é uma forma complementar de divulgação dos produtos, uma vez que podem ser compartilhados em redes sociais e em outras plataformas de venda online, aumentando a exposição para um número ainda maior de compradores.

Um outro aspecto que não pode ser ignorado é a qualidade do vídeo, que deve ser curto, objetivo, criativo e com uma boa qualidade de áudio e imagem. O vendedor também deve ficar atento aos direitos de propriedade intelectual de terceiros.

Assim, caso utilize músicas, por exemplo, isso evitará que viole direitos autorais e que o vídeo não seja denunciado ou retirado da plataforma.

Por fim, vale ressaltar que o Mercado Livre Vídeos precisa ser visto como complemento às estratégias de vendas já existentes.

O vendedor deve entender que, para obter sucesso na criação de vídeos, é fundamental usar informações para maximizar o potencial da ferramenta e atingir bons resultados para o negócio.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail