Siga nas redes sociais

Search

A disparidade entre diversidade e layoff: o impacto nas empresas

Career Group
Foto: divulgação

Por Fábio Cassettari, sócio-diretor da Career Group.

A diversidade tem sido um tema cada vez mais em evidência dentro das organizações. Muitas delas vêm promovendo a inclusão, valorizando as diferenças em suas equipes.

No entanto, uma tendência preocupante tem sido observada: algumas empresas, apesar de pregarem a diversidade em seus discursos públicos e nas redes sociais, têm agido de maneira contraditória durante processos de layoff. Essas ações levantam questões sobre a real importância dada ao tema e como pessoas e organizações são impactadas nestas circunstâncias.

Várias corporações, inclusive de grande porte, têm sido alvo de críticas por não levar em consideração a diversidade ao tomar decisões de demissão. Um exemplo recente é o Twitter, onde a área de diversidade, equidade e inclusão (DEI) foi reduzida de 30 pessoas para apenas duas, segundo confirmou um ex-funcionário da big tech.

A área de Diversidade e Inclusão desempenha um papel fundamental na conquista de equidades nas empresas. Ao reconhecer e valorizar as diferenças individuais, como raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade e habilidades, as organizações podem criar um ambiente de trabalho mais justo e igualitário. Um time diverso traz consigo uma variedade de perspectivas, experiências e ideias, o que enriquece a tomada de decisões e impulsiona a inovação.

Além disso, ao promover a inclusão, as empresas garantem que todos os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e capacitados a contribuir plenamente com seus talentos e habilidades. Isso não apenas aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários, mas também melhora o desempenho geral da organização.

Ao investir na área, as empresas estão construindo uma base sólida para uma cultura corporativa mais justa, diversa e equitativa, que promove igualdade de oportunidades e valoriza a diversidade como um ativo estratégico.

Uma pesquisa realizada em 2022 pela empresa de inteligência no ambiente de trabalho, Revelio Labs, revelou que profissionais negros e de origem latina representaram 7,42% e 11,49%, respectivamente, das demissões em massa na área de tecnologia.

Esses números são desproporcionais, considerando que esses grupos representam apenas 6,05% e 9,96% dos profissionais do setor, respectivamente. Essa disparidade envia uma mensagem negativa aos funcionários que permanecem na empresa, levando a um sentimento de traição e desconfiança em relação à cultura organizacional e ao compromisso com a diversidade.

Sendo assim, a falta de alinhamento entre o discurso de diversidade e as ações durante os processos de layoff têm implicações significativas para as empresas. A diversidade é um valor fundamental que deve ser refletido em todas as decisões, incluindo demissões.

Ao manter o compromisso com o tema, as empresas podem preservar sua cultura organizacional, fortalecer sua reputação e demonstrar um verdadeiro comprometimento com a inclusão.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail