Siga nas redes sociais

Search

Event Sourcing e Event Streaming: 5 vantagens de usar esses recursos

Bankly
Foto: Alesia Kozik/Pexels

Por Tiago Costa, CTPO e cofundador do Bankly e Fernando Seguim, Head de Engenharia do Bankly.

Recursos de tecnologia como Event Sourcing e o Event Streaming são fundamentais para se trabalhar com manipulação de eventos de uma forma eficiente. A combinação entre os dois conceitos aprimora a eficiência e capacidade de adaptação dos sistemas, trazendo uma gama de benefícios em termos de escalabilidade, flexibilidade e resiliência.

Com o Event Streaming sistemas com grande volume de dados que trabalham com as informações de usuários 24 horas por dia podem transmitir, armazenar e processar tudo em tempo real.

Já o Event Sourcing é uma ferramenta que facilita a recuperação de estados anteriores, podendo retornar na linha do tempo por meio dos eventos, é o que acontece com o pix e as transações em uma conta bancária, por exemplo, que possuem todos os seus estados registrados.

Veja quais são os 5 benefícios que as empresas podem conseguir com o uso desses recursos em seus sistemas e aplicações.

1 – Tomada de decisões baseadas em dados

Hoje, as empresas conseguem ter acesso a milhares de informações dos clientes e usuários de forma inteligente e organizada, o que permite crescimento de forma exponencial.

A combinação de Event Sourcing e Event Streaming fornece um ambiente propício para processamento de grandes quantidades de dados, sem criar grande dependência sistêmica, o que ajuda na criação de datalakes ou estruturas de BIs (Business Intelligence) para fornecer informação em tempo real e ajudar a empresa a tomar decisões baseadas em dados confiáveis, gerando um ambiente propício para rápida adaptação às mudanças, atendendo as necessidades do negócio.

Além disso, proporcionam às organizações uma visão confiável dos eventos em seu sistema, com melhora da experiência do cliente por meio de uma maior consistência e responsividade.

2 – Escalabilidade e tolerância a falha

A arquitetura baseada em eventos possibilita o desacoplamento entre componentes críticos do sistema. Isso significa que os serviços podem ser desenvolvidos, implantados e dimensionados de forma independente, muitas vezes de forma autônoma, reduzindo a necessidade de coordenação entre equipes e melhorando a capacidade de resposta às mudanças no negócio. Componentes que demandam maior capacidade de processamento podem ser escalados de maneira isolada, horizontal ou verticalmente, com menor impacto nos custos de infraestrutura.

3 – Auditoria e melhor rastreabilidade

A persistência imutável dos eventos proporciona maior rastreabilidade por meio do registro completo do histórico de mudanças dentro dos sistemas. O que quer dizer que a adoção desses recursos simplifica a auditoria e a análise de problemas, além de facilitar a conformidade com regulamentações importantes, como a Regulação Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) ou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exigem transparência no processamento de dados e a capacidade de provar a integridade dos sistemas.

4 – Resiliência e recuperação de desastres

A arquitetura de Event Sourcing e Event Streaming oferece maior resiliência diante de falhas e desastres sistêmicos. Essa resiliência decorre do fato de que os eventos são distribuídos e armazenados de maneira redundante, facilitando a recuperação dos sistemas após falhas e minimizando perdas de dados, garantindo assim a continuidade dos negócios.

Outra vantagem dessa arquitetura é a capacidade de armazenar os eventos em sequência. Isso possibilita reverter o estado das entidades comprometidas para um ponto específico na linha do tempo. Tal característica mostra-se especialmente útil em situações de falhas que comprometam a integridade dos dados.

5 – Melhor adaptação e evolução dos sistemas

A arquitetura baseada em eventos permite uma maior adaptabilidade às mudanças nos requisitos do negócio. Ao armazenar eventos, é possível implementar novas funcionalidades e comportamentos sem afetar os dados históricos. Isso facilita a evolução contínua do sistema e a adoção de novas tecnologias e práticas de desenvolvimento, o que em longo prazo faz com que a empresa consiga crescer e trazer mais usuários para um site ou aplicação sem afetar o desempenho dos sistemas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail