Siga nas redes sociais

Search

Google for Startups anuncia empresas selecionadas pelo Black Founders Fund

Foto: Christina Morillo/Pexels
Foto: Christina Morillo/Pexels

O Google for Startups anuncia as 13 novas empresas selecionadas pelo Black Founders Fund, iniciativa que investe recursos financeiros, sem contrapartida ou participação societária, em startups fundadas ou lideradas por pessoas negras no Brasil.

As selecionadas incluem empresas brasileiras em diferentes setores, demonstrando o ecossistema vibrante de startups no Brasil. São elas:

  • Biti9: startup que oferece soluções de automatização de processos manuais e repetitivos para empresas de grande porte;
  • Blue Fleet: plataforma de gerenciamento de processos de locadoras de veículos, desde a gestão de clientes, a sinistros, integrado a um módulo financeiro completo em tempo real;
  • Edmond: soluções tecnológicas e financeiras para o mercado de energia solar distribuída tanto para quem empreende no segmento quanto para o cliente final;
  • Leadster: plataforma de geração e qualificação de leads por meio de marketing conversacional;
  • Magnet Customer: plataforma e consultoria com foco no marketing de relacionamento para clientes, auxiliando-os no processo de atendimento e fidelização;
  • Orby,Co: plataforma de software que integra terapias cientificamente comprovadas e que auxiliam na reabilitação de pacientes em casos neurológicos;
  • PlayBPO: plataforma de gestão de tarefas para financeiras terceirizadas (BPO);
  • PxTalk: solução em nuvem especializada em comunicação de voz focada no dia a dia de operação de Portarias Remotas e Autônomas;
  • Scaleup: solução com tecnologia de IA que permite criar vídeos e audiobooks a partir de textos e livros didáticos para educação;
  • Solar21: plataforma que oferece a aquisição de um sistema solar à vista, financiado ou por assinatura;
  • Tributei: software de automação de fiscal do Imposto sobre a ICMS-ST e Diferencial de Alíquota (DIFAL);
  • Twiggy: plataforma que utiliza inteligência artificial para identificar itens compráveis e compatíveis com o estilo do usuário por meio de fotos, criando assim um closet digital personalizado de produtos;
  • Vixting: automatização de gestão de saúde ocupacional e admissão digital.

A iniciativa foi criada em 2020 e, desde então, já investiu em 43 startups no Brasil. Com a nova turma, o número chega a 56 empresas.

Além dos investimentos, as empresas recebem créditos em produtos do Google, workshops e mentorias individuais para ajudar a endereçar seus desafios de negócios e tecnologia.

A iniciativa também ajuda a dar projeção para as startups e conectá-las a outros programas, empresas e fundos de investimentos. No total, as startups que já passaram pelo programa conseguiram levantar mais de R$80 milhões em rodadas de investimentos externas.

A iniciativa vai ao encontro de uma necessidade que se apresenta no mercado de ser mais plural, diminuindo a homogeneidade no ecossistema de tecnologia também geograficamente.

O estudo “Panorama de talentos em tecnologia”, do Google for Startups, mostra que 62% das vagas em tech estão concentradas no sudeste do país, e buscando equilibrar a diversidade regional esta nova turma conta com empresas do Amapá, Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina.

“O Black Founders Fund já representa um impacto significante para o ecossistema de startups ao reduzir o desequilíbrio e aumentar a representatividade racial no ecossistema”, afirma André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina.

Inscrições abertas para o Black Founders Fund

Para se candidatarem para os novos aportes do Black Founders Fund, as startups devem, além de buscar uma rodada de investimento pre-seed ou seed para financiar o próximo estágio de desenvolvimento, oferecer uma solução criada com base em tecnologia e já ter um negócio em operação, ou seja, ter um produto lançado com alguns usuários e possíveis clientes.

Os empreendedores também precisam indicar como planejam usar o recurso. As startups interessadas podem se inscrever, a qualquer momento, preenchendo o formulário no site do Google for Startups.

As empresas também poderão ser selecionadas para participar dos outros programas realizados pelo Google for Startups no Brasil, como Growth Academy e Google for Startups Accelerator.

Com fundo de R$ 16 milhões, o Google for Startups ainda planeja investir em mais empresas fundadas ou liderados por empreendedores negros até o fim do ano.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail