Siga nas redes sociais

Search

Conheça 4 startups que ajudam a reduzir impactos no meio ambiente

Nosso mangue
Foto: André Telles

Preservar os biomas e reduzir os impactos causados pela emissão de gases é mandatório para continuidade da vida no planeta. A pauta é atual e tem incentivado a criação de negócios sustentáveis que visam reduzir os impactos, melhorando o desempenho de empresas e administrações públicas em relação ao tema.

Dados do Goddard Institute for Space Studies (GISS), laboratório da Divisão de Ciências da Terra da NASA, 2022 foi o 5º ano mais quente já registrado na história. Segundo o estudo, a temperatura global atingiu 0,89ºC acima da média.

Cientistas em todo mundo alertam que a temperatura média do mundo pode chegar aos patamares mais altos ainda em 2023 ou 2024, segundo alertaram cientistas. Com tantos alertas, ações efetivas como a compensação do carbono e redução do desperdício se tornam urgentes.

Programas como o BNDES Garagem ajudam o Brasil a avançar na agenda climática. Executado pelo Consórcio AWL (Artemísia, Wayra e Liga Ventures), o projeto está no terceiro ciclo e tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups sócio-ambientais.

Ao final da participação, as empresas que mais se destacam recebem prêmios de R$ 20 mil e R$ 30 mil, nas categorias de criação e tração, respectivamente.

A seguir, conheça 4 startups verdes, aceleradas pelo BNDES Garagem, que contam com negócios sustentáveis:

Nosso Mangue

O Nosso Mangue é um negócio de impacto socioambiental que realiza a recuperação, preservação e conservação dos manguezais do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú, Maceió-Alagoas, por meio de reflorestamento de Mangue.

Para pessoas físicas, a startup oferece pacotes de turismo com passeio pela laguna e o plantio de mangue. Para empresas, são comercializados pacotes de compensação ambiental para apoiar o atingimento de metas que visem a redução dos gases de efeito estufa.

A meta da startup é reflorestar 20 hectares de mangue até o final de 2023 e beneficiar diretamente aproximadamente 80 famílias que vivem da pesca e indiretamente, 5 mil pessoas na comunidade local.

Bright Cities

Com uma plataforma que apoia gestores a elaborar planos, monitorar indicadores, comparar performances e adotar iniciativas capazes de resolver os desafios urbanos e ambientais, a Bright Cities desenvolve um diagnóstico por meio de análise elaborada por uma equipe especializada em cidades e sustentabilidade, a partir de dados públicos.

A solução compara cidades e identifica oportunidades de melhorias. Mais de 80 cidades já foram atendidas no Brasil, além de projetos nos EUA, Portugal e Arábia Saudita.

Lemobs

Ajudar administrações públicas a evitarem o desperdício de alimentos é o que o Alimentação Escolar Inteligente (AEI), ferramenta desenvolvida pela Lemobs, uma GovTech com produtos e serviços que aprimoram a gestão pública, tem realizado.

A solução usa a tecnologia para ajudar gestores e escolas a oferecerem uma alimentação saudável priorizando a compra de alimentos da agricultura familiar, garantindo a adequação nutricional e monitorando o desenvolvimento infantil.

A ferramenta ganhou reconhecimento ao ser apresentada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), em Sharm El Sheikh, no Egito, em 2022.

Verdenovo

A Verdenovo foi criada com o objetivo de impulsionar a cadeia da restauração ecológica no Brasil por meio do fortalecimento de coletores de sementes que vivem nas periferias rurais dos Biomas Nativos do Cerrado.

A startup de impacto cuida de áreas degradadas, ao oferecer consultoria, além de impulsionar e fortalecer a população local dos mais diversos territórios. Atua com a comercialização de mais de 200 espécies nativas, contemplando uma ampla diversidade de formas e tamanhos e conta com uma linha especial voltada para o paisagismo, com herbáceas e subarbustos.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail