Siga nas redes sociais

Search

Pacto lança programa de mentoria e aceleração de carreiras de mulheres negras

Pacto
Foto: Christina Morillo/Pexels

A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, em parceria com a B3, lança o Pacto Transforma, programa de mentoria e aceleração de carreiras de mulheres negras.

O objetivo da iniciativa é formar lideranças negras que atuam no mercado corporativo, que possam conhecer mais sobre suas próprias habilidades profissionais, aprender a desenvolver um plano de carreira, trocar conhecimentos, fazer networking e a ampliar o acesso das participantes em posições de liderança.

O programa é destinado a profissionais negras que já estão no nível de primeira liderança, para que sejam formadas como executivas.

O Pacto Transforma vai atender 30 mulheres negras de todo o Brasil. As inscrições serão feitas por meio de edital de seleção, que estará disponível no site, a partir do dia 1º de agosto e tem prazo de 30 dias para o cadastro.

Os pré-requisitos para participar do programa são ser graduada em áreas gestão, negócios e correlatas, estar em um pré-estágio de liderança ou liderança recente, como analista sênior, especialistas e coordenadoras, estar em busca de desenvolvimento em gestão de pessoas, gestão de negócios e estar atuando no mercado corporativo.

Gilberto Costa, diretor executivo da associação, explica que existe um espaço vazio no que diz respeito a formação, as oportunidades de crescimento, as experiências e a realização profissional das mulheres negras.

Atualmente, apenas 0,4% delas ocupam cargos de liderança, de acordo com a pesquisa A mulher negra no mercado de trabalho brasileiro, promovida com base no Índice ESG de Equidade Racial (IEER).

“Foi para auxiliar na mudança desse cenário que nos unimos à B3 na criação dessa mentoria robusta, que inclui desde cursos da área de finanças até idiomas, assim como vivências práticas com executivos do mercado”.

As mentorias serão ministradas por executivas que têm participação ativa e 10 anos ou mais de experiência no mercado corporativo.

Pilares do programa

O programa prevê encontros presenciais com todo o grupo, para o desenvolvimento das competências e conhecimento técnico, além de visitas monitoradas nas empresas.

As mentoradas sairão de suas bases e irão a encontros de formação presenciais, em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Também serão feitos encontros virtuais. Inclui mentoria individual, momento de trabalhar o plano de carreira da mentorada com o suporte e know how de pessoas executivas com décadas de experiências profissionais nas principais instituições corporativas.

Além disso, as mentoradas terão a oportunidade de aprimorar e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais com aulas presenciais com experts e formação de lideranças, contando, ainda, com o módulo de formação socioemocional e de liderança de impacto em plataforma educacional.

O programa também inclui aulas de inglês com parceiro do Pacto, visita guiada em Salvador, Belo Horizonte e São Paulo e workshop cultural e vivências técnicas, além da formatura para celebrar o encerramento do ciclo.

As mentorias ocorrem entre outubro de 2023 e agosto de 2024. O curso tem duração de 11 meses ou 368 horas. A bolsa é 100% gratuita.

As inscrições podem ser feitas através do site.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail