Siga nas redes sociais

Search

Kelly Baptista leva tecnologia para milhões de brasileiros na educação pública

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Uma mulher inquieta e audaciosa, afinal, Kelly Baptista, aposta na tecnologia como ferramenta de inclusão e acessibilidade na educação pública brasileira.

Hoje como diretora executiva da Fundação 1Bi, ela atua diretamente apoiando professores e jovens em situações de vulnerabilidade. 

Somos uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos e utilizamos a tecnologia digital para impactar e melhorar a vida das pessoas. Atualmente investimos nossos esforços para divulgar e ampliar o acesso ao AprendiZAP, uma ferramenta via WhatsApp para alunos e professores do ensino fundamental e médio que já atendeu mais de 2,4  milhão de pessoas”, explica.

Hoje quem possui mais acesso a uma educação de qualidade é quem têm condições de arcar com o custo de um ensino privado e isso impacta diretamente na desigualdade social.

Para a especialista, ainda temos que lidar com o fato de que, quem mora em regiões urbanas tem um acesso mais rápido a escolas, já que muitas vezes a distância e a falta de políticas públicas impede que as crianças das áreas rurais cheguem à escola, acrescento aqui a desigualdade racial, que está intimamente ligada a desigualdade social.

Segundo Kelly, precisamos garantir políticas públicas para a educação, em especial nos primeiros anos de vida, isso trará uma base melhor para essas pessoas no futuro. 

Também é fundamental valorizar os professores, já que esta categoria sofre diretamente com o sucateamento da educação.

A executiva reforça a necessidade da criação de canais de escuta, entre comunidade, alunos e professores, fortalecendo assim as redes de ensino, além é claro de aumentar e manter o investimento em educação.

Sabemos que a pandemia impactou tanto alunos quanto professores, gerando um déficit de aprendizagem para muitos que tiveram dificuldades para acompanhar as aulas remotamente. Dessa forma, esperamos que o trabalho desenvolvido pela Fundação 1 Bi, seja um guia para que os professores implementem conteúdos de acordo com as funções de tecnologias que temos oferecido e sendo assim esperamos minimizar os impactos do coronavírus na educação”, destaca.

FERRAMENTA GRATUITA PARA JOVENS E PROFESSORES

O AprendiZAP, desenvolvido pela Fundação 1 Bi, é uma ferramenta gratuita que pode ser acessada pelo WhatsApp. Para alunos, o conteúdo é fundamentado na Base Nacional Comum Curricular e no Novo Ensino Médio.

Para utilizar, basta o estudante enviar um “oi” para o número (11) 97450-6763 ou clicar neste link. A partir daí, poderá selecionar a etapa que está cursando e escolher o assunto que deseja estudar dentre as principais áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas). 

Já por meio do AprendiZAP Professores, a ferramenta também serve como apoio para a montagem de aulas incríveis com mais de 8 mil materiais para reforço fora da sala de aula.

Além disso, pode acompanhar a frequência em que os estudantes cadastrados acessam a plataforma. Para utilizar, basta o professor(a) seguir o mesmo modelo de acesso do aluno, pelo número (11) 94394-7201 ou clicar neste link

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail