Siga nas redes sociais

Search

Por que as empresas não deveriam fechar os olhos para IA

Leandro Alvarenga, CEO da Enterprise Tech Flashvolve
Foto: divulgação

Por Leandro Alvarenga, CEO da Flashvolve.

A Inteligência Artificial veio para ficar no mundo dos negócios. É o que revela o relatório The Future Of Jobs, divulgado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial.

Pelo menos 7 em cada 10 empresas devem adotar a Inteligência Artificial até 2027. Com os avanços das tecnologias, as ferramentas de IA estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, o que gera muitas discussões éticas e de privacidade de dados, seja para otimizar processos e tarefas repetitivas, tomada de decisões estratégicas, além de engajar clientes e colaboradores.

As IAs também reduzem custos operacionais e trazem insights por meio da inteligência de dados, permitindo com que as companhias se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e as destacando da concorrência, sendo mais lucrativas.

Porém, apesar dessas diversas possibilidades, o uso das IAs implica em desafios éticos e sociais. Tanto por parte das empresas quanto da sociedade como um todo há uma preocupação com a privacidade de dados e a substituição de empregos por máquinas em diversos setores.

Para isso, por parte das empresas, é preciso haver um diálogo, com transparência, boa governança e dentro das conformidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) mesmo que ainda o Marco Regulatório da Inteligência Artificial esteja em discussão no Congresso Nacional.

Há também a necessidade de promover a qualificação dos profissionais que vão passar a ter mais funções estratégicas e menos operacionais no cotidiano. A participação das empresas e dos profissionais nesse processo é fundamental para o uso responsável da IA.

As companhias dos mais diferentes portes não devem fechar os olhos para a IA porque ela avança rapidamente e em um mercado competitivo, quem não se adaptar pode ficar para trás, perdendo em eficiência a satisfação dos clientes, que estão mais exigentes e sedentos por experiências únicas com atendimento de excelência.

Apesar das gerações Alpha, Z, Y, X, Baby boomers terem expectativas que muitas vezes divergem entre si, uma experiência personalizada é o que define suas escolhas.

A meu ver, a IA tem um grande potencial a ser explorado pelas empresas, porém, deve ser utilizada de maneira estratégica.

Ainda que não haja um marco regulatório do seu uso, deve haver uma governança na cultura das companhias que promova a responsabilidade no uso de dados, pois assim elas já sairão na frente da concorrência, de forma consistente e com credibilidade.

E você, como tem implementado a IA na sua empresa?

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail