Search

Dia dos Pais revela preferência de brasileiros por compras via celular

Celular
Foto: George Dolgikh/Pexels

O Dia dos Pais é uma das datas significativas para o comércio brasileiro, marcada por um volume substancial de gastos.

Este ano, o evento teve uma estimativa de movimentação de cerca de R$ 7.7 bilhões em vendas, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para compreender a dinâmica desse comportamento, a Wake, em colaboração com Vindi, Octadesk e ClearSale, realizou uma análise detalhada dos dados de engajamento, vendas, atendimento, pagamentos e tentativas de fraude relacionadas ao Dia dos Pais.

Disponível no “Relatório Dia dos Pais 2023: Análise do comportamento do consumidor na data”, os resultados desse estudo revelam que um novo padrão de compra dos brasileiros vem se estabelecendo.

Com a crescente popularidade dos e-commerces e marketplaces, muitos consumidores estão migrando para os dispositivos móveis na hora de comprar online.

Flávio Nijs, diretor-geral de Experience da Wake afirma que os consumidores de hoje estão mais informados do que nunca.

“As pessoas têm acesso a uma enorme quantidade de informações sobre produtos e serviços, e usam essas informações para tomar decisões de compra mais assertivas “.

Os dispositivos móveis continuam dominando o meio de compras, com 66,6% dos consumidores optando por esse canal durante a data comemorativa.

O dado mostra o uso crescente de smartphones para compras online pelos brasileiros, assim como foi apontado na pesquisa de intenção de compra, também realizada pela Wake, em parceria com o Opinion Box.

Outro destaque é o uso do WhatsApp como o canal de atendimento mais utilizado pelos consumidores. A tendência está sendo adotada pelas empresas, que cada vez mais oferecem o canal como suporte, aproveitando a popularidade do aplicativo.

Chama atenção o aumento do uso do Pix como forma de pagamento, que chegou a crescer 135,6% em 2023, o que reflete a confiança dos consumidores nesse método de pagamento. Em menos de 3 anos desde que foi lançado, o Pix já acumula 151,9 milhões de usuários e, no mês de agosto deste ano, superou a marca de 140 milhões de transações em 24 horas, segundo as informações do Banco Central.

De acordo com os dados do relatório, houve ainda uma redução nas tentativas de fraude, possivelmente devido à migração de fraudadores para outros setores além do comércio eletrônico, cujas tecnologias de segurança estão mais avançadas.

Além disso, vale ressaltar que o Dia dos Pais geralmente recebe um volume menor de vendas quando comparado a outras datas comemorativas, como Dia das Mães ou Dia das Crianças, por exemplo, gerando uma ligeira queda nas vendas do comércio eletrônico na data e, consequentemente, uma redução no número de fraudes.

No período, embora os eletrônicos ainda sejam os itens alvos dos fraudadores, o relatório inclui perfumaria, cosméticos e itens automotivos na lista dos segmentos com maior tentativa de fraude evitada.

Compartilhe

Leia também