Em apenas uma década, de 2011 a 2021, o número de estudantes em cursos de Educação a Distância (EAD), aumentou 474%, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC). Outros estudos sugerem, ainda, que, neste ano, o ensino superior à distância representaria cerca de 51% do mercado.
Com isso, a questão da segurança digital precisou olhar para o nicho em expansão. E foi através dessa percepção que surgiu a IARIS, startup de João Pessoa (PE) especializada em desenvolver SaaS com o uso de Inteligência Artificial para o monitoramento e verificação de certificados e exames nacionais.
O Economia SP Drops conversou com o CEO da empresa, Fábio Falcão, para saber mais desses desenvolvimentos. Confira a seguir:
Como surgiu o insight para o modelo de negócio da IARIS?
Fábio: Durante os anos iniciais da IARIS, o processo de certificação de exames e provas sempre foi um problema latente. Percebemos mesmo antes da pandemia, que com a expansão dos cursos EaD, seria fundamental ter uma ferramenta nacional que pudesse ser adaptada para resolver o problema da segurança em provas e exames online. Com o passar dos anos e após a pandemia, este desafio tornou-se ainda maior, com a expansão para outros nichos, como a educação corporativa, certificações, etc. A partir disso, tivemos a ideia de desenvolver projetos que abraçassem essas demandas, e fundamos a IARIS.
Quais as principais soluções e diferenciais?
Fábio: A IARIS conta com dois produtos principais: o EasyProctor e o Easy Inspection. O EasyProctor é uma ferramenta que combina dados analisados via Inteligência Artificial com análise humana para o monitoramento de provas on-line com segurança. A solução já acompanhou cerca de 700 mil exames, o que gerou mais de 3 milhões de alertas de possibilidade de fraudes. O EasyInspection, solução SaaS de auditoria veicular com o uso de Inteligência Artificial, é uma plataforma antifraude para inspeção veicular. Por meio da IA em visão computacional e metadados de imagem e vídeo, a solução conta com uma plataforma antifraude para auditoria em inspeção veicular. Desse modo, é possível analisar de forma automática e segura uma série de itens e o estado de conservação de um veículo. Preparamos os nossos produtos para a realidade do mercado brasileiro e da américa latina, com diferenciais que impactam diretamente o preço final, em real, quebrando barreiras de moeda estrangeira e trazendo tecnologia de ponta.
Como você percebe o ecossistema de inovação fora do eixo RJ-SP?
Fábio: Existem hoje diversos mecanismos de inovação e desenvolvimento baseados em pesquisas no Brasil. No nordeste, podemos destacar Pernambuco, Rio Grande do Norte e também na Paraíba, onde temos ecossistemas que facilitam o desenvolvimento de parcerias com universidades. No caso da IARIS, a nossa união com as Universidades permite que a inovação seja um item sempre presente nos produtos desenvolvidos, além de nos conectar com grandes talentos na área de inteligência artificial.
Como foi a jornada em empreender e encontrar um nicho de mercado dentro da IA?
Fábio: A inteligência artificial está em alta hoje, mas em um passado bem próximo era difícil desenvolver soluções que fizessem sentido para o mercado. Primeiro, pela falta de mão-de-obra qualificada, depois pelo momento que o país vinha passando (pandemia, etc). A parceria para P&D com as universidades nos permitiram ter esse olhar a médio-longo prazo, até encontrar de fato um problema real a ser resolvido e hoje o que vemos é um mar de oportunidades e de processos que podem ser melhorados, modificados e otimizados através do uso da visão computacional.
Quais as metas da IARIS para este ano?
Fábio: Estamos mirando um faturamento de R$5 milhões para este ano. Para isso, buscamos fortalecer nosso portfólio através de parcerias com big techs. Além disso, queremos expandir a atuação do EasyProctor junto aos clientes que já atuam com os principais Learning Management System (LMS) de mercado, expandindo a cobertura de monitoramento de provas e exames em todo o mercado nacional. Para o EasyInspection, estamos em um momento de consolidar a auditoria automática com inteligência artificial junto aos principais nichos do mercado de auditoria veicular: montadoras, seguradoras e locadoras de veículos, de forma que a nossa solução possa trazer celeridade e economia para o processo de auditoria
Quais os próximos passos da empresa?
Fábio: Além da expansão dos nossos produtos para a América Latina, onde os mesmos problemas também são latentes, temos a visão de que nossos produtos podem expandir a capacidade de certificar outros processos adjacentes aos que certificamos hoje, como o auxílio automático na precificação de orçamentos na auditoria veicular, entre outros.