Siga nas redes sociais

Search

Faturamento do e-commerce supera marca de R$ 260 bilhões

compras
Foto: Freepik

Pesquisa recente conduzida pela NielsenIQEbit revelou que o faturamento do comércio eletrônico no Brasil atingiu aproximadamente R$ 262,7 bilhões no último ano, registrando um aumento de 24% no número de consumidores nessa modalidade de vendas.

O crescimento no número de consumidores reflete a confiança no comércio eletrônico, impulsionada pela facilidade de compra, rapidez na entrega e confiabilidade dos marketplaces, como Shopee, Mercado Livre e Amazon.

Além disso, o empreendedorismo no comércio eletrônico tornou-se mais acessível, não exigindo uma estrutura grande ou investimentos massivos.

Vitor Mateus Lima, CTO da Magis5, afirma que a facilidade com que uma pessoa pode iniciar a venda de produtos online hoje é significativa.

“Com o avanço da tecnologia e a crescente conectividade, basta ter um celular e determinação para colocar seus produtos na internet”.

No cenário altamente competitivo do comércio eletrônico, as empresas de pequeno e médio porte enfrentam desafios únicos para sobreviver e prosperar.

Com recursos limitados e uma presença online, é essencial que essas empresas aproveitem ao máximo cada oportunidade para atrair e reter clientes.

Nesse sentido, o acompanhamento e a análise de dados desempenham um papel fundamental, permitindo que as empresas de e-commerce tomem decisões informadas, otimizem suas estratégias e impulsionem um crescimento sustentável.

É necessário prestar atenção em alguns detalhes com base nos dados extraídos de plataformas integradoras, como a desenvolvida pela empresa, explica o especialista.

1. Busque compreender o comportamento do cliente

O acompanhamento e a análise de dados permitem que as empresas de e-commerce obtenham insights valiosos sobre o comportamento de seus clientes.

Ao rastrear as interações dos usuários em seus sites ou em quaisquer canais que vende, é possível entender quais páginas são mais visitadas, por quanto tempo os usuários permanecem nelas e quais produtos ou serviços despertam mais interesse.

Essas informações auxiliam as empresas a adaptar suas ofertas, aprimorar a experiência do cliente e direcionar campanhas de marketing de maneira mais eficiente.

2. Otimizar a estratégia de marketing pode fazer a diferença

Para as empresas de e-commerce de pequeno e médio porte, o orçamento de marketing é geralmente limitado. Ao acompanhar e analisar dados, essas empresas podem identificar quais canais de marketing estão gerando o maior retorno sobre o investimento.

Isso permite ajustar as estratégias de marketing, concentrando recursos nas táticas mais eficazes e abandonando aquelas que não trazem resultados significativos.

Além disso, a análise de dados ajuda a identificar segmentos de público-alvo mais promissores, permitindo campanhas personalizadas e direcionadas.

“Um dos principais feedbacks que recebemos de nossos clientes é como nossa plataforma permite a geração de relatórios inteligentes sobre a lucratividade e os prejuízos, permitindo a ele identificar quais são os seus produtos mais vendidos, direcionando campanhas com um retorno muito maior e eficiência.
3. Estude seu cliente e melhore a experiência de compra dele

Uma das vantagens do comércio eletrônico é a capacidade de coletar dados detalhados sobre os clientes. Ao analisar esses dados, as empresas podem identificar padrões de comportamento, preferências e necessidades individuais.

Com essas informações, é possível personalizar a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos relevantes, ofertas exclusivas e um atendimento ao cliente mais eficiente.

A personalização fortalece o relacionamento com o cliente, aumenta a fidelidade e melhora as chances de recompra.

“No passado, uma grande preocupação dos clientes era a garantia de entrega e devolução dos produtos por conta de erros operacionais. Através de nosso software, o lojista e sua equipe tem diversas opções de checkout para minimizar por completo erros de expedição, amenizando problemas com devolução, cancelamentos e trocas”.
4. Baseie suas decisões em informações

No mundo do comércio eletrônico, decisões baseadas em intuição e suposições são arriscadas. Em vez disso, as empresas de e-commerce desde pequeno e médio porte até as maiores, podem basear suas estratégias de negócios em dados concretos.

A análise de dados fornece uma visão clara do desempenho dos produtos, eficácia das campanhas de marketing, fluxo de caixa e outras métricas importantes.

Essas informações permitem que os gestores tomem decisões informadas, identifiquem áreas de melhoria e capitalizem oportunidades.

“Quem não estiver atento aos detalhes que a tecnologia proporciona corre o risco de ver seu negócio naufragar e perder espaço para aqueles que se atentam às melhorias e aos dados fornecidos por plataformas como a da Magis5”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail