Siga nas redes sociais

Search

Mindset de inovação: como desenvolver na empresa?

Alexandre Pierro Palas
Foto: divulgação

Por Alexandre Pierro, sócio-fundador da Palas.

O sucesso ou fracasso de um processo inovador depende de inúmeros fatores. Afinal, cada negócio possui suas estratégias, pontos fortes e fracos a serem explorados em prol de suas metas.

Mas, independentemente da ação tomada, algo é certo: quanto maior for o mindset de inovação explorado internamente, mais chance a companhia terá de alcançar seus objetivos e muitos resultados excelentes, e aquelas que souberem como desenvolver essa mentalidade, terão maiores chances de prosperarem em seu segmento.

Na prática, o mindset de inovação compreende um conjunto de perspectivas baseado na criação de produtos, processos, modelos de negócio e valor internamente e externamente, envolvendo toda a cultura organizacional.

Ele representa a soma da postura, dos interesses, habilidades, conhecimentos, prioridades e valores defendidos pela companhia, todas características essenciais para que o processo de inovação ocorra de maneira assertivo, dando suporte para lidar com quaisquer desafios que possam aparecer.

Quando integrado ao dia a dia de todos os times, o mindset de inovação incentiva a reinvenção constante, buscando continuamente soluções inovadoras que possam alavancar o negócio no mercado.

Afinal, independente da estratégia adotada, qualquer projeto inovador exige o ato de pensar diferente, saindo do senso comum e desenvolvendo propostas que gerem valor para a empresa.

E, a única maneira de alcançar os objetivos traçados, é incorporando uma mentalidade que busca problemas antigos e cria soluções novas.

Essa perspectiva é capaz de impulsionar fortemente a criatividade em todos os membros da companhia, promovendo a geração contínua de ideias em prol da implementação de uma cultura de inovação internamente e incentivando que haja essa união para a geração de valor ao negócio.

Segundo um levantamento feito pela Meta em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), 67% dos empresários do país apontam que a falta desta mentalidade e de uma cultura de inovação é um grande obstáculo para inovar, o que ressalta a importância de compreender como desenvolvê-la corretamente, para que as expectativas do negócio sejam conquistadas.

Nenhum mindset de inovação nasce pronto e, para implementá-lo nas empresas, elas precisam, como ponto de partida, realizar um mapeamento interno minucioso, analisando suas lacunas e pontos fracos que necessitam de uma maior atenção e que podem ser auxiliados através desta mentalidade.

Quando esses pontos forem levantados, é importante adotar metodologias que não apenas conscientizem as equipes sobre a importância desta nova cultura, como também que os incentivem a ingressar nessa transformação, passando a compartilhar suas sugestões do que pode ser melhorado internamente nesse sentido.

Afinal, uma ideia inovadora pode surgir de qualquer lugar, até mesmo de propostas simples capazes de promover uma verdadeira mudança na empresa.

Por isso, um bom mindset de inovação exige que a empresa promova essa geração de insights em todos os times, disseminando a importância da colaboração de todos para este objetivo, algo que pode ser feito através de um programa de ideias.

Ele representa uma abordagem de incentivo ao compartilhamento de propostas e sugestões dos profissionais de uma empresa, contribuindo para a identificação de problemas e, a partir disso, suas possíveis resoluções.

Nessa jornada, é importante ter em mente que erros poderão ocorrer, e que serão ocasiões normais de serem lidadas. Em qualquer processo de inovação, essas tentativas não devem ser punidas ou desmerecidas completamente, mas sim vistas como janelas de oportunidade de aprendizado, trazendo novas perspectivas para a empresa.

Afinal, em muitas companhias, o medo de errar perante os trabalhadores faz com que elas percam ótimas oportunidades de inovar.

Não há como ter 100% de certeza que uma ideia trará todos os resultados desejados.

Por isso, é importante acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas, verificando se estão sendo assertivas e atingindo o propósito esperado, através de um software de gestão da inovação robusto, que permita reunir todas as sugestões em uma única plataforma e acompanhá-las durante todo o seu desenvolvimento.

Seja qual for a estratégia adotada, o estímulo a um mindset de inovação fará com que as empresas aprimorem seus pensamentos para ideias passíveis de trazerem soluções assertivas ao negócio.

Ser inovador não depende dos mais sofisticados recursos tecnológicos, mas sim de entender que existem muitos problemas que precisam de uma mente inovadora que busque soluções inusitadas. Esse direcionamento será uma peça importante para alavancar a marca em seu segmento.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail