Siga nas redes sociais

Search

Como manter uma clínica de estética estruturada

bel guerra
Foto: divulgação

Por Bel Guerra, biomédica esteta e especialista em harmonização facial.

Uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International identificou o Brasil como o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, estando o país atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão.

A estética oferece diversas possibilidades de atuação e, apesar de ser um mercado promissor, é importante ficar atento em algumas ferramentas para manter a estrutura do empreendimento e encontrar a autenticidade da sua marca.

No livro “Do preto e branco ao colorido”, publicado pela Editora Novo Século, apresento estratégias para construir uma empresa autêntica na área da harmonização facial e destaco alguns pontos que precisam ser atingidos e as ferramentas que merecem atenção dos empreendedores, como:

  • Desenvolver uma gestão estratégica e financeira eficaz para a empresa;
  • Fornecer treinamento para a equipe e garantir o padrão de qualidade nos atendimentos;
  • Focar no marketing de diferenciação.

Além dessas ferramentas, acompanhar o potencial de crescimento e a presença digital é necessário. Com acompanhamento de mercado, é possível reconhecer os próximos passos e ter uma ideia de como o seu negócio pode atingir o sucesso.

Os clientes querem consumir tratamentos estéticos, e por isso querem um conteúdo especializado da sua empresa, afinal, o mercado apresenta novidades constantes.

Ninguém quer perder tempo com procedimentos que não vão resolver as necessidades, por isso, ter uma presença constante nas redes sociais com conteúdos autênticos é imprescindível.

Todas as operações de uma empresa envolvem pessoas, por isso, baseio o empreendedorismo em uma frase de Simon Sinek que diz: “100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas, se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”.

Uma boa empresa precisa de uma boa gestão, com serviços que realmente atinjam as necessidades dos clientes. Além disso, é imprescindível valorizar o ser humano e todas as suas particularidades.

Em 2023, as áreas de moda, beleza e estética concentram cerca de 70% das empreendedoras brasileiras, de acordo com a Rede Mulher Empreendedora.

A área vem crescendo e os procedimentos estéticos estão se tornando muito mais frequentes, então é preciso pensar no motivo pelo qual os pacientes devem escolher os seus serviços.

Para mim, o mais importante para fidelizar clientes é o bom relacionamento, e, em seguida, a capacidade técnica.

Quando pensamos na área de estética, é essencial adotar uma mentalidade aberta à inovação e ao risco, além de estar preparado e confiante no seu modelo de atendimento para o longo prazo, já que os processos sempre estão sendo renovados com o tempo.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail