Siga nas redes sociais

Search

ESG: O que todo colaborador precisa saber

Virgilio Marques dos Santos
Foto: Isaque Martins

Por Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria.

Num mundo em constante evolução tecnológica e social, uma transformação mais sutil, mas extremamente relevante, está a emergir nas corporações: o ESG (Environmental, Social, and Governance).

Numa livre tradução, são os princípios ambientais, sociais e de governança. E, assim como a economia brasileira passou por um Plano Real, as empresas também estão numa jornada de realinhamento, priorizando o real, o tangível e o duradouro.

Mas por que, enquanto colaboradores, precisamos nos preocupar com isso? Porque, querido leitor, vivemos em uma era onde a transparência e a sustentabilidade não são apenas jargões, mas sim imperativos para o sucesso de qualquer organização.

E, para ter destaque, é fundamental compreendermos a importância e a relevância do ESG. Vamos a isso:

1. Ambiental: o futuro é agora

Em tempos passados, temas como mudanças climáticas e conservação eram relegados ao segundo plano. Mas hoje, o custo da inação é demasiadamente alto. Empresas que ignoram suas responsabilidades ambientais enfrentam riscos financeiros, reputacionais e operacionais.

Compreender essa vertente é fundamental. Não se trata apenas de reciclar papel ou economizar energia.

Trata-se de uma mentalidade, de reconhecer que nossos recursos são finitos e de que nosso dever como cidadãos corporativos é contribuir para um futuro mais sustentável. Nós, como empresa do setor de educação, também nos preocupamos. Não apenas as fábricas, mas todas as empresas.

2. Social: as relações que definem negócios

A dimensão social refere-se ao papel das empresas nas comunidades onde operam e como tratam seus funcionários, fornecedores e clientes.

Aqui, o capital humano é essencial. Como tratamos uns aos outros e como valorizamos a diversidade e promovemos a inclusão são pontos que definem não apenas nossa cultura corporativa, mas também nossa resiliência e adaptabilidade.

Para o colaborador moderno, é vital compreender que o sucesso não é apenas medido pelo lucro. A maneira como impactamos a sociedade, como lidamos com questões complexas e controversas, como a desigualdade e os direitos humanos, é uma métrica de sucesso tão importante quanto qualquer outra.

A velha máxima proferida por alguns artistas de fama que não se importam com seus seguidores caiu por terra.

3. Governança: o pilar da integridade

No Brasil, temos uma história rica, mas por vezes conturbada, de governança corporativa. E ainda que muitos possam ver com ceticismo, a boa governança é a base para qualquer empresa que pretenda ter longevidade e respeitabilidade.

Isso significa ter processos claros, líderes responsáveis e uma cultura de integridade que permeia todos os níveis da organização. Para o colaborador, isso se traduz em responsabilidade, em ter a coragem de agir com ética e em promover uma cultura de transparência.

O ESG como diferencial competitivo

Se antes o ESG era visto como uma “boa ação” ou uma maneira de “limpar” a imagem corporativa, hoje é um diferencial competitivo. Empresas que incorporam esses princípios são mais atraentes para investidores, clientes e, sim, para talentos.

Como colaborador, ao entender e promover o ESG, você não apenas se posiciona como um ator-chave no presente da sua organização, mas também molda o futuro dela. Trata-se de uma mentalidade de crescimento, de constante aprendizado e adaptação.

Concluindo…

O Plano Real transformou a economia brasileira. O ESG tem o potencial de transformar o mundo corporativo.

Para colaboradores que desejam se destacar, a mensagem é clara: adapte-se, evolua e incorpore o ESG não apenas em suas funções diárias, mas também em sua mentalidade e visão de mundo.

E, assim como o real tornou-se mais do que apenas uma moeda, como também um símbolo de estabilidade e progresso, que o ESG se torne mais do que apenas um conjunto de princípios, mas uma representação de um futuro mais justo, equitativo e sustentável para todos nós.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail