Siga nas redes sociais

Search

Grupo Multilixo investe R$ 40 milhões na primeira usina de geração de biometano

UTGR - Unidade de Tratamentos e Gestão de Resíduos Sólidos Multilixo
Foto: divulgação

O Grupo Multilixo, por meio da Unidade de Tratamentos e Gestão de Resíduos Sólidos da empresa, (UTGR), investiu R$ 40 milhões na implementação da primeira usina 100% “offgrid” do país, com foco na captação e valorização do biogás como combustível renovável.

O Grupo têm expandido o portfólio de soluções, através do crescimento tanto orgânico quanto na aquisição de novas empresas e negócios.

A usina de biometano UTGR Jambeiro, inaugurada recentemente, foi instalada na faixa leste do estado de São Paulo e atende diversos municípios da região, no recebimento, tratamento e disposição final de resíduos domiciliares e industriais.

Com o projeto idealizado pela empresa, o biogás, que é gerado de forma natural a partir da decomposição da parcela orgânica dos materiais presentes no aterro, é transformado em biometano, possibilitando a utilização do biocombustível.

A maior parte do gás será destinado para atender grandes indústrias do polo industrial de São José dos Campos (SP).

Com capacidade de processamento de 2.500 m³/hora e um processo eficiente de purificação e aumento da concentração de metano no biogás, a usina produz 30.000 m³ por dia de biometano, o qual passará a ter um percentual de metano superior a 90%.

Lucas Urias, gerente de novos negócios do grupo, afirma que a planta da UTGR oferece uma alternativa mais limpa para geração de energia térmica, e o biometano um substituto renovável ao gás natural.

“Toda a concepção do projeto nasceu para fortalecer a nossa estratégia de agregar cada vez mais soluções disruptivas para nossos parceiros e clientes. Além disso, amplia o portfólio do grupo em fornecimento de combustíveis alternativos, necessários para a transição energética para uma economia de baixo carbono”.

O executivo ainda explica que ao aproveitar o metano presente no biogás ao invés de lançá-lo na atmosfera é possível gerar 170 mil toneladas de créditos de carbono por ano, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

“O metano é cerca de 23 vezes mais poluente que o gás carbônico, quando lançado na atmosfera ele se torna um verdadeiro veneno para a atmosfera. A planta ‘captura’ esse metano que seria lançado no ar e o transforma em um combustível”.

Primeira planta do Brasil 100% autossustentável

Visando aproveitar o biogás sem deixar de lado o compromisso com as práticas sustentáveis que fazem parte do DNA da empresa, foi instalado no local um gerador movido a biogás com capacidade de 1,2 MW.

Com ele a usina não precisa de energia externa para operar, utilizando o próprio biogás produzido no aterro.

“Com o biometano as indústrias têm a opção de utilizar combustível renovável em substituição a recursos de origem fóssil, como por exemplo, o gás natural, contribuindo para um dos maiores objetivos da agenda ESG: deter o aquecimento global e estabelecer a neutralidade de carbono”.

Ele explica que toda a logística de distribuição e venda do produto será feita por uma empresa parceira especializada nesse mercado. Além disso, o grupo está trabalhando em projetos que utilizarão parte dessa energia renovável agregando toda sua cadeia de gestão.

“Temos perspectiva de gerar aproximadamente 30.000 m³/hora de biogás na UTGR Jambeiro. A usina de biometano é só a primeira fase dos projetos dedicados ao aproveitamento do biogás, temos outro projeto em fase de licenciamento e devemos iniciar a expansão da planta de Jambeiro no começo do ano que vem”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail