Siga nas redes sociais

Search

XP seleciona profissionais para assessoria de investimentos em SP

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

A XP Investimentos abriu inscrições para o programa “XP Future” que deve capacitar profissionais com experiência na área comercial para se tornarem assessores e iniciarem uma jornada de crescimento na profissão.

Júlio Mello, head comercial B2C da empresa, afirma que o assessor de investimentos desempenha um papel fundamental no nosso negócio, que vai além de apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e prospecção.

“O assessor é o parceiro chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e particularidades e tem a confiança do cliente para ajudá-lo a administrar seu patrimônio. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”.

O sudeste do Brasil concentra 71,72% dos investimentos de pessoas física na bolsa de valores, a B3. Em São Paulo, são mais de 2 milhões de investidores com mais de R$ 237 bilhões em investimentos listados na bolsa, segundo os dados da B3 até o mês de agosto.

O momento otimista do mercado, com o início do ciclo de corte de juros e o crescimento das plataformas independentes, e o gap de profissionais dedicados a assessoria dos investimentos, atraem pessoas em transição de carreira que buscam um segmento promissor, com oportunidades até para aqueles que não têm conhecimento sobre o mercado financeiro.

Apontada como a profissão do futuro no mercado, a atividade do Assessor de Investimentos (AI) se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro.

Até o mês de julho, o sudeste do país registrava 14.974 AIs, 62,5% do total de assessores em todo o Brasil, segundo dados da Associação Nacional das Corretoras (ANCORD), com muitas oportunidades para entrantes.

Atuando na XP como assessor na rede B2C, Eduardo Noronha é um dos profissionais formados pelo programa Future em São Paulo.

Ele atuava como coordenador de suprimentos há 11 anos na mesma empresa e já estava com a carreira consolidada, mas sentia falta de trabalhar com um propósito, apesar de estar em pleno crescimento profissional.

Foi nesse momento em que começou a buscar oportunidades mais alinhadas com seu objetivo de fazer a diferença na vida das pessoas e se interessou pelo mercado financeiro.

“Iniciei os estudos por conta própria e comecei a buscar vagas. Conversando com amigos me interessei pela XP, por me identificar com os valores da empresa e ter o desejo de fazer parte de um negócio de impacto. Encontrei no XP Future a oportunidade ideal para fazer a transição. Inicialmente foi um desafio por ser um mercado muito diferente do que eu estava acostumado, mas me dediquei durante todo o processo e contei com o apoio de profissionais experientes dispostos a me desenvolver como assessor. Com a combinação de empenho e todo o suporte que recebi, só poderia dar certo”.

Luiza Ribeiro, head de gente da empresa, explica que a motivação na busca com foco no perfil dos profissionais e de que forma trilham a carreira.

“Com o Future buscamos acessar perfis comerciais de diversas áreas de atuação, profissionais que agregam para a rede conhecimentos e perspectivas complementares àquelas que já temos em casa. É o ponto de partida para estes candidatos. Uma vez dentro do nosso ecossistema, estes passam por uma trilha de aprendizagem técnica de investimentos assim como direcionamento da carreira, identificando as principais aptidões e preferências particulares que contribui para o crescimento almejado dentro da rede”.

A carreira de assessor de investimentos é uma das que mais cresce nos últimos anos e no Brasil essa indústria ainda está se desenvolvendo.

De acordo com dados recentes da Oliver Wyman os Estados Unidos, maior mercado de investimentos do mundo, concentra mais de 17 mil escritórios e 300 mil IFAs, os Assessores de Investimentos.

Se o mercado brasileiro mantiver o crescimento de profissionais no mesmo ritmo do último ano, a expectativa é de ultrapassar os 32 mil assessores certificados pela ANCORD até 2025.

As inscrições para o processo seletivo em São Paulo estão abertas e os interessados devem se cadastrar até o dia 2 de outubro, no site.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail