Siga nas redes sociais

Search

Purple Metrics capta US$ 1,2 milhão para melhorar solução voltada ao branding

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Purple Metrics, empresa de mensuração recorrente de branding, anuncia hoje a concretização de sua rodada pré-seed liderada pela Astella e seguida pelos fundos 040 Ventures e Raio Capital.

A captação, no valor de US$ 1,2 milhão, vai privilegiar o desenvolvimento do produto e a contratação de pessoas.

A empresa surgiu de uma dor histórica: a de medir resultados de ações de marca e comunicação. Guta Tolmasquim, fundadora e CEO da empresa, já havia fundado a Brand Gym, agência de branding para empresas de tecnologia, e notado que as poucas formas de mensuração ainda eram muito tradicionais e não se encaixavam no contexto atual, em que áreas de marketing precisam de dados precisos e em tempo real para tomar decisões.

Investimentos em marca acabavam sendo redirecionados a iniciativas de geração de demanda e mídia paga, apenas pela facilidade de mensuração, uma estratégia que se torna cada vez mais cara para as empresas e não cuida de suas audiências em médio e longo prazos.

Foi então que ela decidiu empreender e criar uma fórmula que realmente desse aos decisores de marketing informações sobre a construção da sua marca. Em parceria com seu irmão Eduardo Tolmasquim, fundou a Purple Metrics em maio de 2021 e já no final do ano contava com investidores-anjo estratégicos, que ajudaram a criar o MVP e a validação de sua tese.

Durante os dois primeiros anos, a empresa trabalhou próxima a seus clientes entendendo as suas necessidades, coletando feedbacks e estudando possíveis integrações. Fazem parte do grupo dos early adopters empresas como Blip, Conta Azul, Daki, Nuvemshop e RD Station.

A dor de medir branding é gigante. É uma loucura pensar que, em 2023, não se sabe no que resulta mais de metade do budget de marketing. As equipes gastam horas em reuniões internas e discussões baseadas em achismos. É essencial que o marketing seja mais científico e vamos fazer isso com o Purple Metrics“, afirma.

O fato da startup ter conseguido transformar essa necessidade do mercado em um produto SaaS B2B chamou a atenção dos investidores.

O marketing digital permitiu que um grande número de empresas se tornasse anunciante e contasse com ótimas ferramentas de medição de anúncios, porém as áreas de branding e comunicação ficaram presas a ferramentas antigas que atendem apenas grandes orçamentos de marketing. O que a Purple Metrics está fazendo é uma grande democratização de instrumentos de branding“, destaca Daniel Chalfon, sócio da Astella.

PRODUTO

O software é integrado aos canais proprietários da empresa através de um widget leve, sem uso de estruturas que atrapalhem a experiência do usuário. A pesquisa traz métricas de comportamento (elasticidade, lealdade, preferência e propensão), sentimento (afeto, identificação, paixão e relevância) e atributos de marca.  

Esse processo é feito com perguntas simples que leads e clientes respondem no decorrer de sua jornada. O formato foi desenvolvido com o apoio de pesquisas acadêmicas em marketing e psicologia comportamental aconselhados pelo professor e pesquisador Marcos Severo, da Universidade de Goiás. Os dados primários são coletados e os gestores de marketing podem acompanhá-los em tempo real em um painel que informa o coeficiente de marca atual.

Já sabemos acompanhar a evolução da força da marca, através da nossa pesquisa recorrente. Com a rodada, o produto é o grande foco. Vamos integrar com diversas APIs para conectar dados secundários, como redes sociais e busca online. É uma forma interessante de usar ciência de dados e machine learning, pois correlaciona dados subjetivos de percepção de marca com dados objetivos, como ações dos usuários na redes, e traz estatística para um conhecimento empírico, substituindo o que os gestores de marketing fazem manualmente“, complementa.

Hoje o software é oferecido por meio de uma assinatura, cujos planos tem precificação dependendo da necessidade de cada cliente. 

EXPANSÃO

Neste momento o grande foco é o mercado brasileiro, mas um de seus diferenciais é já ter nascido como uma empresa preparada para a expansão internacional. 

Guta entende que a dor da mensuração de branding é uma dor global e que o Brasil está bem posicionado para exportar suas soluções para o mundo:

O Brasil é hoje referência no mundo do marketing e da comunicação. Somos sempre destaque em Cannes, inúmeras empresas globais têm lideranças brasileiras em marketing e nosso produto tem a capacidade de ser referência global nesse setor“.

Clientes brasileiros com operações globais já estão testando o software em outros países, como Argentina, México e Portugal.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail