Siga nas redes sociais

Search

Low-code cresce e se destaca como diferencial competitivo

Foto: Higor Barreto.
Foto: Higor Barreto.

Por David de Freitas Neto, co-fundador e Enterprise Sales Executive da Zeev.

O ritmo acelerado do mundo moderno tem impulsionado as empresas a adotarem abordagens variadas para se manterem competitivas. A capacidade de acompanhar mudanças e aderir rapidamente a novas tecnologias se tornou um fator crítico para o sucesso empresarial. 

Nesse cenário, tecnologias low-code se destacam como ferramentas poderosas que permitem às empresas inovarem com autonomia, impulsionando seu crescimento e eficiência.

Low-code: um caminho para inovação e autonomia empresarial

Nesse cotidiano desafiador com competição por clientes, recursos e talentos, lidar com longos ciclos de desenvolvimento de software é um obstáculo relevante. O low-code então desempenha um papel importante, por democratizar o desenvolvimento de software. 

A abordagem consiste na criação de soluções baseadas em tecnologia, por meio de interfaces visuais e configurações, o que reduz a necessidade de codificação direta e até de manter equipes com habilidades avançadas e skills mais técnicos em desenvolvimento e infraestrutura de sistemas. 

Em vez de esperar semanas ou meses pelo desenvolvimento tradicional do software, as empresas têm a possibilidade de desenvolver aplicações funcionais em questão de dias ou semanas. Isso é particularmente vantajoso em um ambiente de negócios em constante evolução, onde a agilidade é essencial para se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.

O investimento crescente em low-code

Obviamente, uma vantagem competitiva de tal porte não seria ignorada pelo mercado. De acordo com divulgação feita pela consultoria Gartner, o mercado global de tecnologias low-code deverá totalizar US$ 26,9 bilhões em 2023, um aumento de 19,6% em relação a 2022.

Vale mencionar que essa evolução não é algo pontual. A KPMG informa que, desde o surgimento da Covid-19, triplicou a quantidade de líderes empresariais que citam plataformas de low-code ou no-code, que é uma abordagem de desenvolvimento de aplicativos com pouco ou nenhum código, como investimento em automação mais significativo. 

Esses dados indicam que empresas de diferentes perfis e portes estão reconhecendo o valor da proposta low-code para obter agilidade em desenvolvimento, inovação e na capacidade de responder prontamente às demandas do mercado.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail