Siga nas redes sociais

Search

Brasil abriu em média 12 empresas a cada 1 minuto no primeiro semestre

Empreendedora
Foto: Helena Lopes/Pexels

Nos primeiros 6 meses de 2023, foram criados 2.117.073 novos negócios no Brasil, uma média de 12 empreendimentos por minuto.

O segmento de “Serviços de Alimentação”, que engloba atividades como bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks, foi o que mais registrou aberturas no período, com 140.808 no total, com representatividade de 6,6% e a média de 1.136 registros por dia útil.

Os dados são do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian e trouxeram, ainda, os 20 principais segmentos com mais registros no período.

Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, a criação de empreendimentos nos setores que mais cresceram mostra que a tendência de serviços ganhar o protagonismo deve continuar, principalmente, pelo baixo investimento necessário e velocidade do retorno, que pode ser mais rápido, especialmente na área da alimentação.

Na análise macro por setores, “Serviços” se destacou, representando 71,7% das novas empresas (mais de 1,5 milhão) e crescimento de 5,8% em relação ao período de janeiro a junho de 2022.

Na representatividade frente ao total de companhias, o setor ficou bem acima do “Comércio” (20,8%) e “Indústria” (6,3%). O total de 2,1 milhões de novas empresas apresentou uma alta de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

MEIs continuam na liderança de empreendimentos abertos

Na visão por natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) lideraram a participação com maior número de empreendimentos abertos no semestre (77,0%), seguido por “Sociedades Limitadas” (18,3%). O ranking segue com “Empresa Individual” (2,6%) e “Demais” (2,1%).

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail