Siga nas redes sociais

Search

A IA está transformando o setor varejista? 

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Ciro Rocha, fundador da Enredo.

A inteligência artificial vem influenciando diversos setores no mundo e um deles sem dúvidas é o varejo. Essa tecnologia chega com o intuito de instaurar a mudança de como as marcas se envolvem com seus consumidores, personalizar experiências e auxiliar na tomada de decisões estratégicas dentro das empresas. De acordo com uma pesquisa feita pela Bain & Company, 85% dos empresários alegaram entender que a implementação da IA é uma prioridade nos próximos dois a quatro anos.

Nesse cenário, fica evidente que a aplicação dessa tecnologia proporciona uma personalização extrema que permite a coleta de enormes quantidades de dados em relação aos consumidores, histórico de compras, preferências e comportamentos online. Em posse dessas análises, as empresas criam experiências de compra altamente customizadas, oferecendo produtos relevantes para cada cliente.

Outra aplicabilidade da inteligência artificial está relacionada à previsão em relação às novidades. Ou seja, é possível identificar alguns padrões de consumo e com isso, as marcas conseguem se antecipar às tendências de mercado e demandas de produtos. Já os chatbots de atendimento ao cliente 24/7, por exemplo, são utilizados para responder perguntas frequentes, auxiliar na navegação do site e até mesmo para concluir transações, melhorando toda a experiência na jornada de compra dos consumidores. 

Quando trazemos para o cenário de gestão de logística e estoques, a aplicabilidade da Inteligência Artificial é ainda mais surpreendente, pois consegue auxiliar e otimizar todos os processos desses setores, garantindo que os produtos estejam no lugar e no momento certo. Isso ajuda a reduzir os custos de armazenagem e minimiza a falta ou sobra de estoque. A mesma tecnologia ainda pode permitir experiências imersivas nos setores de moda, móveis e decoração, por exemplo.

Até aqui, acredito que não seja novidade para muitos, mas posso dizer que a IA está capacitando as marcas e ajudando a se envolverem de maneira mais profunda e personalizada com seus consumidores. O fato de possibilitar uma segmentação avançada de público-alvo para campanhas de publicidade, fazendo com que as marcas direcionem suas mensagens apenas para pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo produto que você está oferecendo, aumentando a eficácia das campanhas, é fantástico. 

A inteligência artificial também está sendo usada para o processo de design e desenvolvimento de produtos e marcas, permitindo análises mais profundas e precisas, deixando muito mais assertiva a parte de criação de produtos que atendam às necessidades dos consumidores. 

Então sim! Mesmo com a mudança acontecendo gradativamente, a adoção inteligente da IA proporciona experiências excepcionais que atendam às expectativas e necessidades em constante mudança dos consumidores modernos. Bom, nada mais juntos do que afirmar que a IA está mudando positivamente o jogo sim, em todos os setores e sentidos, basta você querer. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail