Siga nas redes sociais

Search

Como melhorar o histórico de crédito da sua empresa?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Rodrigo Aparicio, diretor financeiro na Clara.

Num ambiente empresarial cada vez mais competitivo e dinâmico, a gestão financeira e a eficiente administração de recursos se tornaram fatores críticos para alcançar a sustentabilidade e rentabilidade de qualquer empresa. Entre os elementos-chave que influenciam a saúde financeira corporativa, um dos mais subestimados, mas cruciais, é o histórico de crédito.

O score de crédito é um ativo inestimável para as empresas em sua busca por financiamento, crescimento e estabilidade, pois não se trata apenas de acessar linhas de crédito favoráveis, mas de construir uma reputação financeira sólida que se sustente a longo prazo. Entre as recomendações mais relevantes estãos:

1 – Ter financiamento: Acesso a ferramentas inovadoras de liquidez, como a solução de pagamentos corporativos da Clara, permite iniciar um histórico de crédito ou melhorá-lo, pois a dívida é gerada e liquidada a cada mês.

2 – Pagar pontualmente o valor acordado: Tanto os pagamentos de dívidas quanto as obrigações fora do setor financeiro. Algumas empresas prejudicam seu histórico de crédito devido a pequenos atrasos ou realização de pagamentos incompletos.

3 – Manter relacionamentos com potenciais credores: Não se trata apenas de ter um bom histórico de crédito, mas de ter acesso a instituições financeiras que fornecem acesso ao crédito. Manter contas de depósito com saldos em algumas instituições pode ser uma boa alternativa.

4- Considerar várias soluções de crédito: Ser capaz de demonstrar a gestão de múltiplas dívidas ao mesmo tempo, com várias instituições financeiras, mostra uma capacidade de administração financeira sofisticada.

5 – Manter um nível de endividamento razoável: Garantir que o nível de dívida da empresa esteja alinhado com sua capacidade de pagamento é importante para que a empresa possa cumprir suas obrigações financeiras.

6 – Otimizar e controlar os demais gastos corporativos: Quanto menos uma empresa gasta, mais espaço tem para manter facilidades de crédito. Utilizar plataformas como a da Clara para a gestão de pagamentos corporativos é um elemento-chave para controlar e otimizar os gastos.

Manter um bom histórico de crédito oferece a possibilidade de acessar melhores opções de financiamento, obter custos mais baixos através de taxas de juros mais atrativas, gera maior confiança entre investidores e parceiros comerciais, proporciona maior flexibilidade financeira para enfrentar momentos econômicos difíceis e, não menos importante, melhora a imagem empresarial no mercado, o que se torna fundamental para atrair clientes e talentos de alta qualidade.

Um bom histórico de crédito não é apenas um requisito fundamental para o acesso a financiamento e oportunidades comerciais, mas também é um investimento no futuro de uma empresa.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail