Siga nas redes sociais

Search

Como o pix está transformando a economia em grandes eventos

Ticiana Amorim, CEO da Aarin
Foto: divulgação

Por Ticiana Amorim, CEO da Aarin.

Após 2 anos de pandemia e muitas lives de artistas, 2023 trouxe inúmeras oportunidades de assistir a shows presenciais, eventos em que todas as etapas são experiências levadas em conta para a avaliação final do público.

Quando chega o grande dia, o foco são os shows, e ninguém quer perder tempo nas filas, seja para comer, beber ou garantir a merch oficial. Com isso, as transações via Pix durante os espetáculos têm sido a alternativa mais rápida e prática adotada pelos amantes da música.

Dados do Banco Central mostram que o Brasil possui 650,7 milhões de chaves Pix, representando cerca de 153 milhões de usuários, dos quais 92% são pessoas físicas e potenciais públicos de shows.

Isso mostra a importância de os organizadores de eventos buscarem formas de facilitar esse tipo de pagamento que traz tantos benefícios ao consumidor final.

A busca pela finalização rápida da compra para garantir mais tempo curtindo os shows foi um dos motivos do crescimento no uso do Pix, vimos isso na prática ao operar os processamentos de grandes festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza e The Town.

O pagamento instantâneo gera ao comprador a sensação de maior controle sobre a compra, sem passar por aquela expectativa momentânea de não saber se o cartão será aprovado ou não.

O fato é que pagamento via Pix é o mais seguro atualmente para evitar fraudes. Nele, os dados do usuário são criptografados e a transferência de fundos ocorre de forma direta entre as contas, sem intermediários, reduzindo consideravelmente o risco de atividades ilícitas, o que é fundamental em um setor em que a confiança do público é a grande medida para a fidelização e o sucesso de shows futuros.

Pensando no outro lado da moeda, os organizadores de shows e eventos, o Pix também é benéfico e bem visto devido às suas inúmeras vantagens operacionais.

O sistema permite a identificação rápida dos pagamentos, eliminando grandes filas e proporcionando um serviço consideravelmente mais ágil. Isso contribui para uma gestão financeira mais eficiente e reduz a burocracia associada à logística.

Outro ponto importante que os organizadores devem levar em conta é ter um sistema robusto capaz de atender o pico de vendas de grandes eventos, sem interrupções, para uma experiência de compra e bom desempenho das vendas.

Percebemos que o Pix se torna, a cada dia, a opção mais viável e prática não só durante espetáculos, mas também na rotina dos usuários.

Para manter a expansão desse modelo de pagamento e garantir sua continuidade, é preciso atuar de forma responsável, com aprimoramento contínuo das medidas de segurança.

Com a confiança do consumidor, o uso do Pix em grandes eventos tem o potencial de tornar as experiências mais convenientes, eficientes e seguras, ao mesmo tempo que abraçamos o futuro digital das transações financeiras.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail