Siga nas redes sociais

Search

Como um trabalho de mentoria pode ajudar uma startup?

Marilucia Silva Pertile
Foto: divulgação

Iniciar uma startup requer estar ciente dos muitos desafios que o negócio envolve.

Desde a questão do capital limitado até a volatilidade do mercado e a dificuldade em escalar, é preciso força de vontade, conhecimento e foco para uma empresa seguir adiante e para o empreendedor não desistir.

Neste cenário, contar com um trabalho de mentoria pode fazer diferença.

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para startups que desejam potencializar seu crescimento e performance, quando uma startup conta com mentores experientes, elas podem deixar de cometer erros comuns e buscar direções estratégicas para o negócio.

“Normalmente, um mentor pode oferecer feedback imparcial e construtivo, o que ajuda a aprimorar o que a empresa oferece. Além disso, mentores podem ajudar a obter acesso a recursos e até apresentar a startup a potenciais investidores”.

No caso da Start Growth, a própria empresa investe em startups.

“Combinamos o investimento de capital nas startups selecionadas e muita expertise. Auxiliamos esses negócios em estágio inicial; outros em estágio de tração, mas com baixo percentual de crescimento; startups com diferentes modelos de negócio e empreendedores inovadores, apaixonados por seu propósito e com ‘sangue nos olhos’ para fazer acontecer”.

Uma das principais características que um empreendedor de empresas inovadoras deve ter, segundo Marilucia, é a flexibilidade para conseguir lidar com diferentes desafios.

“No ambiente de startups, é preciso se adaptar com agilidade e saber buscar as melhores alternativas dentro do cenário existente. É nesse estágio que contar com uma mentoria especializada pode ajudar muito”.

De acordo com a cofundadora da Start Growth, outro ponto importante a ser avaliado para a busca de uma mentoria é o desenvolvimento de networking, já que muitos mentores têm amplas redes profissionais que podem abrir portas para parcerias, investidores e clientes.

“Além disso, contar com um mentor respeitado no mercado pode aumentar a credibilidade da startup no mercado”, finaliza.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail