Siga nas redes sociais

Search

5 razões pelas quais a diversidade e inclusão no trabalho são essenciais

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Aliesh Costa, CEO da Carpediem RH

Diversidade e inclusão são fundamentais para os negócios, pois uma variedade de pessoas de diferentes origens e culturas fornece o equilíbrio de vozes e a riqueza de pontos de vista de que o mundo corporativo tanto precisa.

E a boa notícia é que o assunto está ganhando cada vez mais espaço. Realizada pela Deloitte, a pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações 2022” mostra que as companhias brasileiras estão buscando reforçar suas estruturas formais e voluntárias de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).

Segundo os dados, para 94% das empresas consultadas, iniciativas de DE&I geram benefícios, 93% disseram que contribuem para a inovação e 92% acreditam que geram valor. Nove em cada dez acreditam que as práticas de DE&I aumentam a retenção de profissionais e melhoram a qualidade da força de trabalho.

De fato, iniciativas de diversidade e inclusão não apenas tornam as empresas melhores lugares para trabalhar, mas também contribuem para um melhor desempenho dos negócios. Veja, a seguir, 5 bons motivos para apostar na diversidade e inclusão:

1) Ambiente mais inovador e assertivo. Colaboradores de diversas formações e experiências de vida contribuem com diferentes ideias e visões. Isso leva a um processo de solução de problemas mais multifacetado e a um ambiente mais inovador. Segundo a Deloitte, a diversidade de pensamentos e vivências aumenta a inovação em cerca de 20% e permite que grupos identifiquem riscos, reduzindo-os em até 30%. Ou seja, as diferenças ampliam perspectivas e tornam as equipes mais criativas e fortes.

2) Maior retenção de talentos. Hoje em dia, as pessoas consideram muito importante que a empresa priorize as questões de diversidade e inclusão. De acordo com pesquisa da Glassdoor, 76% dos candidatos disseram que uma força de trabalho diversificada é importante ao avaliar empresas e ofertas de trabalho. E cerca de 1 em cada 3 candidatos não participaria de um processo seletivo em uma empresa com falta de diversidade entre sua força de trabalho. As pessoas, portanto, querem ficar com empresas que as abraçam e incentivam a crescer e, nesse sentido, a diversidade cria uma comunidade mais acolhedora e amorosa para todos.

3) Índices de produtividade elevados. Uma equipe diversa, onde existe amplitude de experiências e habilidades, faz com que todos trabalhem mais motivados, já que existe uma aprendizagem contínua para além do trabalho. Com isso, naturalmente os colaboradores se tornam mais engajados nas tarefas em equipe. Como consequência, existe um aumento da produtividade e o negócio pode prosperar em um período de tempo mais curto entre seus concorrentes (que não possuem uma força de trabalho diversa e inclusiva).

4) Vantagem competitiva. Uma força de trabalho que valoriza diferentes perspectivas e experiências pode ajudar as empresas a explorar novos mercados. Isso tudo se traduz em uma vantagem competitiva no mercado.

5) Reputação positiva. Quando as organizações priorizam a diversidade e a inclusão, isso impacta sua imagem no setor de atuação e o negócio se torna mais atraente aos olhos dos clientes em potencial. Acima de tudo, empresas vistas como socialmente responsáveis e inclusivas ajudam a construir uma imagem de marca positiva entre a comunidade.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail