Siga nas redes sociais

Search

Checklist: sua empresa está pronta para receber capital?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Por Natália Simony, CEO do Seja Alta Perfomance.

O desejo de expandir um negócio e elevar seu patamar envolve a captação de recursos. Seja para ampliar operações ou incrementar produtos e serviços, receber capital favorece o caminho rumo ao sucesso. No entanto, antes de abrir as portas para investidores, é crucial avaliar se sua empresa está realmente pronta para essa etapa.  

Qualquer tipo de organização (startup ou não) pode receber investimentos. Afinal, os aportes não provêm apenas de grandes fundos, mas também de pessoas físicas, empreendedores e executivos com experiência de mercado. O ideal é pensar com cautela para compreender o perfil da empresa e o cenário para os próximos 18 a 36 meses, a fim de vislumbrar os setores que podem ser impactados. 

Seis aspectos são determinantes para saber o momento que é adequado para buscar investidores.

Avaliação das finanças 

Se a empresa não estiver gerando receitas consistentes ou se estiver lutando para cobrir custos operacionais, talvez seja melhor esperar até que a situação fique mais estável. Investidores vão querer ver evidências de que o negócio é lucrativo ou tem um plano sólido para se tornar no futuro. 

Planejamento consistente 

Um plano de negócios deve abordar também a estratégia de crescimento, o mercado-alvo e a concorrência. Certifique-se de demonstrar como o capital será usado e como isso beneficiará a empresa. Os investidores querem ter confiança de que o dinheiro será empregado de forma eficaz. 

Definição do estágio de desenvolvimento  

Companhias em diferentes estágios de desenvolvimento precisam de tipos específicos de financiamento. Startups em estágio inicial podem se beneficiar de investidores-anjos, aceleradores ou crowdfunding, enquanto empresas mais maduras vão para financiamento de venture capital ou private equity. A dica é pesquisar para fazer uma escolha alinhada com o investimento que está procurando. 

 Equipe forte e engajada 

Investidores também observam a equipe que está por trás do negócio. Por isso, contar com um time de alta performance, competente, proativo e engajado, que compactue com a visão e os valores da empresa é fundamental. Uma equipe sólida pode aumentar a confiança no processo. 

Abrir mão do controle total 

Ao receber capital, é provável que precise renunciar a uma parte do controle da empresa. Portanto, esteja preparado para negociar termos e condições e compreender todas as implicações disso. 

Conhecer investidores em potencial 

Escolher as pessoas ou os investimentos certos para o sucesso em longo prazo. Além de avaliar o capital que podem oferecer, analise também se compartilham as mesmas visões e objetivos. Ter um relacionamento sólido e uma comunicação clara e aberta é fundamental para uma parceria bem-sucedida. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail