Siga nas redes sociais

Search

Stoque adquire Zeev e se consolida no mercado de automação digital

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Stoque, que oferece soluções de automação e digitalização de processos e documentos, anuncia a aquisição da Zeev, empresa especializada em plataformas de tecnologia low-code para a automação de processos.

A transação, cujos valores não foram divulgados, faz parte dos planos de expansão no mercado de automação digital para médias e grandes empresas. A receita com serviços e produtos de automação inteligente alcançará cerca de 70% da receita total da Stoque, um crescimento substancial desde 2019, quando esse valor representava cerca de 20%.

Para garantir o crescimento da companhia, estamos focados em duas frentes: fortalecimento das competências de vendas e marketing para ampliar nossa presença no mercado e o investimento na capacitação das equipes de tecnologia, assegurando o desenvolvimento de soluções inovadoras; e a busca por alvos de aquisição. É nesse contexto que, há cerca de dois anos atrás, iniciamos uma agenda mais intensiva para avaliar possíveis alvos de aquisição, encontrando a Zeev. Ela ampliará significativamente nosso mercado endereçável, continuando o plano de expansão da receita originada com automação digital, que representava cerca de 20% há quatro anos“, comenta Thiago Assis, CEO da Stoque.

Esse movimento é uma resposta à mudança de comportamento observada pela Stoque nos últimos anos e intensificada pela pandemia. Durante as primeiras ondas de transformação digital as empresas priorizaram a digitalização do front-office, com destaque para os canais de onboarding e atendimento.

No entanto, os clientes têm demandado que toda a jornada de relacionamento com as empresas seja digital. Com isso, as empresas estão avançando muito na automação do back-office e na digitalização dos seus processos.

Há uma forte demanda por soluções de tecnologia que permitam às empresas construírem processos mais flexíveis do ponto de vista de capacidade e custo. Ou seja, adequar automaticamente a capacidade dos processos de negócios às flutuações de demanda, transformando gastos primariamente fixos em gastos variáveis.

A Zeev cumprirá um papel importante nessa estratégia de crescimento, permitindo que usuários comuns sejam capazes de criar seus próprios fluxos automatizados sem que, para isso, precisem aprender uma linguagem de programação.

Além disso, as tecnologias criadas pela startup vão potencializar a capacidade e o desenvolvimento de novas soluções na Stoque, posicionando a companhia na vanguarda da inovação, combinando forças para proporcionar valor e consolidar a liderança no setor de automação digital.

Com a aquisição, a empresa cria uma unidade de negócios que irá integrar Zeev e Ábaris, software SaaS de gestão de documentos e automação de processos da Stoque. A nova unidade de Produtos Digitais estima faturar R$ 40 milhões no próximo ano, cerca de um terço do faturamento total da companhia em 2024. Até 2027, a empresa espera atingir uma receita bruta de R$ 250 milhões, impulsionada pela ampliação de mercado proporcionada pela transação. A Stoque continua a avaliar outras possíveis aquisições.

Com o M&A, a operação chega a 450 colaboradores e cerca de 500 clientes em diversos setores, incluindo instituições financeiras, educação, saúde e gráfico. 

Para garantir uma transição estratégica, a maior parte dos sócios da Zeev permanecerão no negócio, assegurando a continuidade dos negócios e a retenção de clientes.

Estamos entusiasmados em receber quatro dos sócios fundadores da Zeev, que passam a compor integralmente a equipe da Stoque, desempenhando um papel vital para o sucesso da implementação do nosso plano de negócios conjunto” declara Assis.

Além disso, o CEO e CFO da Zeev, José Roberto de Lazari e Carlos Steffen, respectivamente, assumem o papel de conselheiros seniores durante o processo de integração entre as duas empresas, antes de explorarem novos projetos pessoais.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail