Siga nas redes sociais

Search

6 CEOs recomendam livros inspiradores para 2024

Foto:  memorystockphoto/AdobeStock
Foto: memorystockphoto/AdobeStock

No primeiro semestre do ano passad foram criadas mais de 2,1 milhões de novas empresas no Brasil, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian.

Estar bem preparado para abrir um novo negócio requer uma análise do segmento de atuação, concorrentes, preparar um bom plano de negócios e, ainda, preparo por parte do empreendedor, que deve acompanhar as tendências, conhecer sobre gestão e o contexto de mercado atual. 

Pensando nisso, ouvimos 6 CEOs e elencamos indicações de livros sobre gestão, tecnologia e empreendedorismo, que marcaram as trajetórias destes executivos e que podem inspirar no processo de criação de novas empresas em 2024. Confira abaixo:

Jorge Reis, CEO da Eventim Brasil

Livro: A incrível viagem de Shackleton

Autor: Alfred Lansing

O livro conta a história do homem que cultivou a ideia de atravessar o continente Antártico. O líder, em dado momento da história perdeu o seu barco em meio ao gelo e ficou quase dois anos tentando sair daquele lugar. O mais interessante é que, além de ter conseguido retornar à civilização, sua vitória foi tamanha que todos os seus 27 homens ficaram à salvo. A história, repleta de união e empatia, é para mim um exemplo de liderança e superação de desafios, características indispensáveis na vida de um empreendedor.

André Abreu, CEO da Bossabox

Livro: Hard Thing About Hard Things

Autor: Ben Horowitz

É o meu livro favorito sobre ser empreendedor. Ele explora coisas que ninguém fala sobre como é difícil empreender, quão essencialmente solitária são muitos aspectos, em especial os difíceis, da jornada. O conteúdo fala daquilo que você não aprende na faculdade, em cursos, mas aprende realmente só vivendo isso tudo aqui. É um livro muito inspirador e me ajudou a sair de um lugar em que minha saúde mental estava bastante debilitada por conta do trabalho. Volto nele, pelo menos, a cada 3 meses para revisitar alguns aprendizados.

Fernando Nunes, CEO da Transfeera

Livro: CEO Excellence – The six mindsets that distinguish the best leaders from the rest

Autores: Carolyn Dewar, Scott Keller e Vikram Malhota

A leitura foi fonte de inspiração para buscar ambiente e cultura diferenciados, com foco em crescimento sustentável. O livro é um grande compilado de estratégias e histórias de como buscar ser melhor e quais os mindsets seguir em cada área chave do negócio.

Fábio Falcão, CEO da IARIS

Livro: Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas

Autores: Kai-Fu Lee e Chen Qiufan 

Indico esta obra por se tratar de um conteúdo rico, que apresenta análises de situações nunca antes vistas sobre a implementação da Inteligência Artificial em nosso cotidiano, e que podem se tornar realidade nos próximos anos. No geral, o livro sai da teoria e é repleto de conceitos incompreensíveis ao público leigo no assunto, apresentando ao leitor dez contos que mostram de forma entusiasmante concepções que possam se tornar uma realidade até 2041. Ainda que alguns deles pareçam saídos de um filme de ficção científica, outros serão facilmente reconhecidos por algumas pessoas como parte do seu cotidiano.

Francisco Pereira, CEO da Trademaster

Livro: The Speed of Trust

Autor: Stephen M. R. Covey

O conteúdo mostra, por meio de uma visão prática e convincente, de como a confiança não é apenas um valor intangível, mas sim a chave para atingir metas mais ambiciosas e duradouras, além de propiciar o  florescimento de relacionamentos sólidos e equipes coesas. É uma leitura essencial para líderes que buscam não apenas sucesso imediato, mas também uma base sólida para o crescimento sustentável de suas equipes e organizações.

Marcelo Prata, CEO da Resale

Livro: Leonardo Da Vinci

Autor: Walter Isaacson

A habilidade do renascentista de transitar entre esses temas é particularmente fascinante para empreendedores, pois destaca a importância de explorar diversas áreas para fomentar a inovação. A capacidade transversal de Da Vinci é vista como uma característica essencial para aqueles que buscam o empreendedorismo, moldando um impacto duradouro em sua abordagem multifacetada.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail