Por Tatiana Pimenta, CEO da Vittude.
O fim do ano está chegando e esse costuma ser o período para refletir sobre o ano que passou, rever sua lista de resoluções do início de 2023, comemorar aquilo que você conseguiu colocar em prática e escrever sua nova lista para 2024. Mas por que é importante fazer esse exercício e como ele te ajuda a cumprir as resoluções feitas?
Escrever as metas aumenta em 42% a chance de realizá-las, segundo uma pesquisa da Dominican University. O ato de escrever é um exercício de racionalizar, fazer um mergulho interno e elencar o que é prioritário na sua vida.
Só que para dar certo é preciso dar atenção a dois importantes pontos, sem os quais há grande chance de as resoluções não saírem do papel no fim do ano – o que acontece com grande parte das pessoas.
O primeiro deles é estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo para cada item da lista. Defina ações concretas para cada etapa, de forma mensurável.
Se, por exemplo, você escolher se exercitar mais em 2024, defina que no primeiro mês você começará a fazer atividade física duas vezes por semana, no segundo mês acrescentará um terceiro dia e assim sucessivamente.
Lembre-se: uma mudança de hábitos só pode ser feita com consistência e perseverança, portanto comece pequeno e vá aumentando gradativamente a intensidade ao longo do tempo. Logo a mudança estará incorporada à sua rotina e você poderá riscá-la da sua lista.
O segundo ponto é simples, mas muita gente não costuma colocá-lo em prática. Essa lista deve ficar em um local onde possa ser vista com frequência.
Para te inspirar nesse exercício, listei 24 resoluções de ano novo para iniciar 2024 com o pé direito! Escolha os seus, ou crie outros, e coloque-se em movimento!
1) Cuidar da saúde mental
Escolhi esse como o primeiro item da lista porque a saúde mental é inegociável. Sem ela não conseguimos estar bem para realizar qualquer outro objetivo. A maioria das pessoas não tem se priorizado na agenda diária, em especial em um mundo onde assumimos cada vez mais tarefas e onde temos de equilibrar vários papéis e demandas profissionais e pessoais. A sociedade também costuma nos “medir” pela produtividade, portanto não raro nos sentimos culpados quando não dedicamos tempo para cuidar de nós mesmos. A boa notícia é que quando você prioriza esse item na sua lista e na sua vida obtém a energia e o foco necessários para cumprir todos os objetivos a que se propuser.
2) Gratidão como hábito
Sou muito grata pelo ano de 2023, tanto na minha vida pessoal como profissional. Para quem não sabe, tenho o hábito de ter um caderno ao meu lado para anotar reflexões, pensamentos, objetivos e sonhos. Também uso esse espaço para agradecer o que me aconteceu de bom. Diversos estudos mostram que tornar a gratidão um hábito reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse e aumenta a produção de dopamina e serotonina. Para colocar isso em prática basta poucos minutos por dia. Que tal, ao acordar de manhã, iniciar o dia agradecendo por coisas simples como a boa noite de sono, ou sua saúde, a do companheiro e dos filhos? Ter um caderno de gratidão também ajuda a registrar esses bons momentos, permitindo que você possa revisitar o que escreveu e acessar de novo esse sentimento em um dia que tenha sido mais difícil para você.
3) Cuidar da saúde física
Essa é uma resolução quase universal. Todo mundo quer eliminar alguns quilos, melhorar a alimentação, fazer atividades físicas, para ter uma melhor qualidade de vida. Só que esse é um dos itens que grande parte das pessoas acaba riscando da lista com o passar dos dias e que volta de novo como uma resolução para o próximo ano. Para evitar cair em tentação, defina inicialmente metas razoáveis, que possam ser cumpridas sem grande esforço, e vá intensificando a prática ao longo do ano. Se você quer cortar a carne vermelha da dieta, o primeiro objetivo é retirar esse item do seu cardápio uma vez por semana. Vá diminuindo a frequência ao longo dos meses e encontrando substitutos que te deem mais prazer e sejam saudáveis. E, se algum dia você for convidado para aquele churrasco da família e cometer um deslize, compense em outro dia. O importante é ser perseverante e cuidadoso consigo mesmo no processo.
4) Reduzir o tempo nas redes sociais.
O brasileiro passa, em média, 15 horas e 54 minutos por mês no Instagram, de acordo com o Kepios – Digital 2023: Global Overview Report. É o dobro do tempo que um americano. Considerando todos os aplicativos de mídias sociais e YouTube, são em média 3 horas e 36 minutos diários navegando nas redes! Esse tempo “perdido” pode ser usado para ler um livro, descansar, ou exercer algumas das resoluções que você escolher para o ano. Além de perder preciosas horas do dia, navegar nas redes sociais pode piorar a qualidade da sua saúde mental.
5) Dormir melhor
A coisa mais importante que você poderá fazer pela sua saúde física e mental é dormir melhor, o que significa aumentar o número de horas de sono, mas, principalmente, melhorar sua qualidade. Estudos apontam que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono. A insônia costuma ser uma resposta anormal ao estresse, mas pode também ser o indicativo de alguma doença física (apneia do sono) ou mental (ansiedade, depressão). Acredite! Investir na qualidade do sono é a melhor decisão que você pode tomar em 2024. Então não adie mais, procure agora mesmo um especialista para investigar as causas desse problema.
6) Encontrar um novo amor.
Outra clássica resolução de ano novo. Sem dúvida, um novo amor ativa a felicidade por meio de transformações químicas que acontecem no nosso corpo. Em primeiro lugar, faça uma autorreflexão, você tem se movimentado nessa direção? Ou prefere assistir um filme no conforto do sofá a interagir em eventos sociais? Para iniciar uma nova relação, é importante entender o porquê de não se estar aberto a um novo relacionamento. Pode ser devido a um trauma pessoal ou o medo de sair da zona de conforto. Investir em autoconhecimento, ou procurar a ajuda de um psicoterapeuta, pode ajudá-lo nesse processo.
7) Viajar mais
Esse é outro desejo da maioria das pessoas para o novo ano. Para conseguir atingir o objetivo, invista em pequenas viagens de fim de semana, ou visite locais próximos que você pode conhecer de carro. Evite feriados prolongados ou viajar na alta temporada, quando os preços estão mais salgados. Planeje-se com antecedência para conseguir as melhores oportunidades.
8) Passar mais tempo com a família e amigos
Outro hábito ligado diretamente à qualidade da saúde mental. Para cumprir essa resolução basta se priorizar na agenda, como falei no item um. Aprenda a dizer não, assim você não irá se sobrecarregar e poderá reservar os fins de semana para esses momentos de confraternização e lazer.
9) Começar um novo hobby
Ou investir mais tempo em um hobby que está sendo deixado de lado. Para que ele se incorpore de vez na sua rotina, uma boa pedida é entrar para um grupo com o mesmo interesse, ou retomar as aulas e práticas, criando uma frequência e regularidade para a atividade.
10) Quitar as dívidas
O primeiro passo é passar a gastar menos do que ganha. Só assim sobrará dinheiro para começar a pagar as dívidas. Para acelerar o processo, invista em atividades que garantam uma renda extra. Procure orientação profissional de um consultor financeiro, caso você sinta a necessidade de um apoio especializado.
11) Ler mais livros
Separe um horário do dia ou do fim de semana para a atividade e mantenha-se fiel a esse compromisso. Você pode aproveitar os momentos de espera, como o tempo entre duas reuniões, ou o deslocamento para o trabalho, caso use transporte público, para intensificar a leitura. Se você não está gostando do título que escolheu, não insista. Ler deve ser algo prazeroso no seu dia!
12) Parar de procrastinar.
Essa é uma meta que ajuda todas as outras acontecerem! Procrastinar compromete o desempenho profissional e impacta no bem-estar, podendo trazer estresse e gerar desequilíbrio emocional.
13) Parar de fumar
Essa é uma das mais importantes decisões que você pode tomar pela sua saúde física. O cigarro é responsável por aumentar os riscos de câncer de pulmão, infarto, doenças respiratórias e derrame cerebral. Comece reduzindo a quantidade de cigarros que fuma por dia até conseguir eliminar o consumo completamente por pelo menos um dia na semana. Siga assim progressivamente. Caso não consiga parar esse vício sozinho, procure ajuda especializada, como a Terapia Cognitivo-Comportamental e grupos de apoio.
14) Assistir menos televisão
Sentar em um sofá e “não fazer nada” é um hábito tentador para muitas pessoas. Brasileiros passam, em média, 5 horas diárias vendo novela ou telejornais! Imagine o quanto pode ser realizado nesse período! Procure reduzir paulatinamente o consumo e trocá-lo por outra atividade prazerosa e produtiva, como ler um livro ou praticar o seu hobby que você alega “não ter tempo para fazer”.
15) Começar a meditar
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, meditar não é (só) ficar sentado de olhos fechados e silenciar os pensamentos. A meditação é uma prática que treina o foco e traz tranquilidade e mais clareza mental. Existem modalidades como o Mindful Eating ou o Mindfulness, que praticam a atenção plena no dia a dia. Se você acha que não consegue começar a meditar sozinho, procure um grupo que possa ajudá-lo na prática nesse início.
16) Iniciar um trabalho voluntário
Defina primeiro qual causa você quer se engajar: se quer apoiar ONGs de animais abandonados, ou trabalhar com crianças carentes, moradores em situação de vulnerabilidade que moram na rua, ou idosos em asilos. Depois busque instituições que atuem com esses públicos e se informe de que forma pode contribuir para a causa.
17) Ganhar mais dinheiro
Ter múltiplas fontes de renda é uma das maneiras de atingir esse objetivo. Com a Internet, é cada vez mais possível encontrar plataformas que permitem atividades que podem ser realizadas no tempo livre, como hospedagem de pets (DogHero), se você é apaixonado por bichinhos, dar aulas online, ou atuar como freelancer no GetNinjas ou no Workana.
18) Aprender algo novo
Sabia que sair da rotina estimula e desafia o cérebro e melhora a flexibilidade cognitiva? Então que tal uma listinha de novos aprendizados para 2024? Pode ser desde um instrumento musical até um novo idioma, ou desenvolver novas habilidades como um curso de comunicação não-violenta.
19) Ser mais sustentável
Estamos todos começando a sentir na prática os efeitos adversos do aquecimento global: calor acima do esperado, ciclones e chuvas intensas. Essa é uma boa hora para adquirir hábitos mais sustentáveis ou intensificar os que você já faz, como usar transporte público para se deslocar por mais dias da semana, consumir de forma consciente, comprando de empresas que adotam práticas sustentáveis, ou reduzir o consumo de produtos novos e optar pelos de segunda mão. O que você vai escolher fazer?
20) Celebrar pequenas conquistas
Reconhecer as pequenas conquistas do dia traz motivação e reforça os hábitos positivos. Também ajuda na autoconfiança e no bem-estar emocional e ajuda a evitar a procrastinação.
21) Conectar-se com a espiritualidade
Todo mundo, em algum momento da vida, se pergunta qual o sentido da vida e o que veio fazer neste mundo. Desenvolver a conexão com a espiritualidade (independente de religião) pode dar um senso de orientação e propósito e aumentar a resiliência emocional.
22) Parar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas
Parar de beber ajuda na prevenção e no controle da hipertensão, insuficiência cardíaca, e previne a sobrecarga dos rins e fígado. Além disso, o excesso no consumo pode trazer outros transtornos de saúde mental, como depressão, já que o álcool é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central.
23) Ser mais organizado
Marie Kondo é uma especialista em organização pessoal e um de seus lemas é: “A melhor maneira de descobrir o que você realmente precisa é se livrar do que não precisa”. Você já parou para pensar quantas coisas você costuma ter em casa que raramente ou nunca usa? Investir na organização é uma prática de higiene física e mental e traz diversos benefícios emocionais.
24) Fazer terapia
Eu não abro mão da minha sessão semanal de terapia há muitos anos. Diferente do que muita gente acredita, a terapia pode ser usada de maneira preventiva, para autoconhecimento, além de ser uma das melhores formas de manter a saúde mental em dia.